ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Marcha Mestra Griô Sirley Amaro e feira artística e cultural marcam o Dia da Consciência Negra em Pelotas

No último sábado (19), diversas atividades foram realizadas em Pelotas em alusão ao Dia da Consciência Negra/Zumbi dos Palmares. O dia começou com a Marcha Mestra Griô Sirley Amaro, com concentração na parte da manhã no Altar da Pátria. Organizado pelo movimento negro da cidade, juntamente com outros movimentos sociais e sindicais, a atividade também contou com feira artística e cultural.


A Marcha, que saiu da Praça Dom Antônio Zattera por volta de 10h, percorreu as ruas da cidade e, ao passar em frente ao prédio onde Dona Sirley morou, os e as participantes prestaram uma homenagem especial a ela. A caminhada continuou até chegar à praça Coronel Pedro Osório, onde uma feira de expositoras negras foi montada.


Além disso, apresentações culturais contaram com a participação de artistas locais, como: Samba do Cortiço,  Dani e Dena, Eduardo Freda, Dj Beethoven, Dj Banha, Dj Nenê Konfirmado, Mano Rick, Stúdio Michael Duarte, Rua em cena entre outros. Ocupação Artivista Têxtil/LAs3 Tramas, Roda de conversa/oficina sobre Cida Bento coordenada pela Profª Drª Carla Ávila, Corpo que Ginga/Capoeira com Mestre Jarrão, também fizeram parte da programação, que se estendeu até as 21h. 


Ainda neste mês, no dia 25 de novembro, a UFPel irá conceder o título de Dra. Honoris Causa in memoriam para a Mestra Sirley Amaro, pelotense, carnavalesca, costureira e contadora de histórias, conhecida por sua contribuição para a preservação da cultura negra em Pelotas. A cerimônia do Conselho Universitário acontecerá na Biblioteca Pública Pelotense às 17h. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Parecer Jurídico sobre: direito à greve, frequência e recuperação de aulas

  • relacionada

    Assembleias da ADUFPel terão intérprete de Libras

  • relacionada

    Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação ...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda gênero na luta sindical

  • relacionada

    Comando Local de Greve convoca para assembleia conjunta

  • relacionada

    Convocação para Assembleia Geral de Greve de 23 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.