ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Moção de repúdio aos atos antissindicais praticados pelo Reitor da UNIFAP

As diretorias da ADUFPel, Aprofurg, Sedufsm, Sesunipampa, Sindoif e a Seção Sindical na UFRGS manifestam seu repúdio aos atos antissindicais praticados pelo reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Júlio Sá, contra o Sindicato de Docentes da UNIFAP (SINDUFAP), Seção Sindical do ANDES-SN, como tentativa de cerceamento da luta em defesa da democracia na UNIFAP.

O SINDUFAP vem promovendo, desde dezembro de 2023, uma “Campanha em Defesa da Democracia na UNIFAP”, com denúncias contra a nomeação de interventores para a direção de campi do interior, do Hospital Universitário e do Departamento de Educação (conforme deliberado em Assembleia Geral de docentes da UNIFAP) com fixação de faixas e cartazes no espaço da Universidade e outdoors em pontos da cidade de Macapá. Tal material tem sido vandalizado na calada da noite e docentes da UNIFAP que integram o movimento têm sido criminalizados, com registro de Boletins de Ocorrências por integrantes da administração superior. A mais recente ação do Reitor Júlio Sá é a  ordem de despejo do SINDUFAP do Centro de Vivências Marinalva Oliveira, fundado há 30 anos, neste espaço onde se encontra até hoje.

O ataque à liberdade de expressão, à liberdade e  organização sindical, e à garantia de acesso a espaços legitimamente conquistados pela comunidade acadêmica caracteriza-se como conduta antissindical, e deve ser repudiada e denunciada, assim como as ações autoritárias de gestores que comprometem a democracia nas nossas instituições.

Nosso total apoio as/os/es companheiras/os/es do SINDUFAP e nosso mais veemente repúdio às ações do Reitor Júlio Sá da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

#soalutamudaavida


Veja Também

  • relacionada

    Jurídico do ANDES-SN aponta ilegalidade na cobrança do controle de frequência de docentes ...

  • relacionada

    Governo busca aprofundar política de divisionismo entre as categorias do funcionalismo fed...

  • relacionada

    Situação orçamentária da UFPel é grave

  • relacionada

    Greve de docentes federais chega a 39 instituições

  • relacionada

    Em acordo com as Normas para a Consulta à Comunidade Universitária, divulgamos a homologaç...

  • relacionada

    Dia do/a Trabalhador/a é dia de luta!

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.