ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Mulheres exigem que Prefeitura refaça os exames pré-câncer em Pelotas

Ontem (2), centenas de mulheres protestaram contra as supostas fraudes nos exames pré-câncer em Pelotas. Pela manhã, realizaram ações de conscientização nos bairros e à tarde promoveram uma Reunião Pública na Câmara Municipal e ato no largo do Mercado Central.

 

As atividades fizeram parte do “Dia M pela Vida das Mulheres”, que teve como objetivo buscar respostas à acusação de fraudes na realização dos exames pré-câncer na rede municipal de saúde. De acordo com as denúncias, a análise dos exames estariam sendo feitas por amostragem, desde 2014, o que acarretou na negativa da patologia mesmo para mulheres que posteriormente foram diagnosticadas com câncer.

 

O “Dia M” foi promovido pelo movimento “Pela Vida das Mulheres”, e teve participação de entidades sindicais - entre elas a ADUFPel-SSind - e médicas, movimentos sociais, vereadores e deputadas.

 

Em Reunião Pública, mulheres pedem investigação

A Reunião Pública, além de entidades que organizaram o ato, contou com a participação das deputadas estaduais Stela Farias (PT) e Miriam Marroni (PT) e da deputada federal Maria do Rosário (PT). As deputadas comprometeram-se em levar as denúncias à Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa Estadual e ao Ministério da Saúde para que uma auditoria seja realizada. Ainda irão solicitar uma CPI da Câmara.

 

Durante a Reunião, também houve o depoimento de duas mulheres que tiveram os resultados normais ao realizar o pré-câncer e que posteriormente foram diagnosticadas com câncer. Um dos depoimentos foi o caso relatado no memorando enviado à Secretaria de Saúde de Pelotas. No documento, profissionais ligados à saúde pontuavam os questionamentos sobre os exames, uma vez que pacientes com lesões aparentes no colo de útero obtinham resultados normais. O memorando, enviado em maio de 2017, foi assinado pela secretária de Saúde, Ana Costa. No entanto, neste período, não houve investigação efetiva por parte da Prefeitura de Pelotas, fato que foi questionado constantemente durante a Reunião.

 

Protesto no Mercado Central

Após, mulheres e homens caminharam em direção ao Mercado Central, onde ocorreu um ato encerramento das atividades do dia. Abaixo da janela do gabinete da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), protestaram contra o descaso da administração municipal em relação à saúde das mulheres e, aos gritos, exigiram que todos os exames sejam refeitos. 

 

Assessoria ADUFPel

Fotos: Assessoria ADUFPel, Francine Marques e Assessoria Sinasefe IFSul

 

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.