ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nota da diretoria da ADUFPel pela autonomia sindical, em defesa da universidade pública, do povo brasileiro e contra o avanço do fascismo

O ANDES Sindicato Nacional é a entidade representativa de docentes das Instituições de Ensino Superior de todo o país, embora outra entidade constituída nos gabinetes institucionais se apresente paralelamente, não para defender a categoria, mas para dar respaldo aos patrões.


Defendemos um sindicato classista, que expresse a categoria a partir das decisões emanadas da sua base, independentemente de governos, partidos, ou reitorias. Um sindicato nacional ao qual cabe organizar professoras e professores para defender a educação pública e enfrentar os ataques do neoliberalismo internacionalizado,  apoiado pelos banqueiros e grandes empresários que seguem enriquecendo com a mercantilização da educação e com a exploração e morte de trabalhadores e trabalhadoras.


É por isso que a ADUFPel seção sindical esteve presente nas lutas contra a PEC 32 no ano de 2021, no 40º Congresso do ANDES SN em Porto Alegre RS e no 65º Conad em Vitória da Conquista BA. Assim como participou com vigor em todas as atividades nacionais, estaduais e locais, convocadas pelas entidades da educação ou pelo fórum de servidores públicos, construindo a luta junto à categoria em todos os espaços, principalmente nas ruas. Respondendo a exigência de comunicação frente à base social com informações que não chegam pela mídia hegemônica, ou que se apresentam na forma de Fake News.


Atrelar um sindicato a um partido ou a um governo é usar a categoria a reboque de injunções externas, que muitas vezes não refletem o interesse de sua base nem aos compromissos estratégicos deliberados nas suas instâncias. O ANDES sindicato nacional não está neutro, ao contrário. Tem posição nítida sobre o projeto de sociedade pelo qual luta historicamente, que não é este conduzido pelo inominável governo atual e seus asseclas. A radicalidade defendida pelo ANDES sindicato nacional é a defesa da classe trabalhadora, que em muitos momentos consegue se articular pela unidade na luta, e em outros, pela denúncia enérgica de violações, respaldado nas das decisões das instâncias e nos princípios, sim, que regem nosso sindicato: autonomia, democracia, respeito às diferenças e aos diferentes.


Sabemos bem o que representa Bolsonaro e o bolsonarismo: o genocídio, a fome, a violência, a destruição ambiental, a destruição de todas as políticas sociais. Significa também um violento ataque a toda à categoria docente, e ao conjunto dos servidores/as e serviços públicos, agredindo constantemente o nosso mais potente instrumento de luta, que é a nossa organização, o nosso espaço coletivo, através da qual temos garantido ainda, a existência da Universidade pública neste país. Ele sabe que o ensino é transformador.


Nossa tarefa neste momento é estar organizados/as, na defesa intransigente da universidade pública e do povo brasileiro, contra o avanço do fascismo e por uma sociedade mais justa, mais solidária e menos desigual.

FORA BOLSONARO!


Pelotas, 28 de julho de 2022 


Diretoria da ADUFPel-SSind


Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.