ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nota de repúdio ao ataque da Prefeitura de Pelotas contra a Rede Lilás

Nota de repúdio ao ataque da Prefeitura de Pelotas contra a Rede Lilás 

A ADUFPel-SSind repudia a ação da prefeitura de Pelotas de ataque à Rede Lilás de enfrentamento à violência contra mulheres.  A Casa Luciety é um abrigo para mulheres e seus filhos/as vítimas de violência e em situação de risco de morte. É uma conquista da luta diária pelo direito à vida e à Justiça.  Sua existência remonta ao início dos anos 2000, e serve para não esquecermos casos semelhantes ao da servidora municipal e estudante da UFPel Luciety Mascarenhas Saraiva, assassinada em 1988 pelo ex-namorado em Pelotas.

Nos manifestamos aqui contra as ações do atual secretário de Assistência Social Luiz Eduardo Longaray, que através de decisões sucessivas, vem promovendo o sucateamento da rede de enfrentamento à violência contra mulher. Suas ações geram insegurança pública dirigida às vítimas que estão sobre a responsabilidade do município, sendo elas mulheres ameaçadas de morte e idosas envidas para o Abrigo.  O atual ataque à Casa Luciety não é uma ação isolada, mas se soma aos prejuízos da transferência de endereço por meses do Centro de Referência responsável pela triagem de quem será acolhido na Casa, o que causou prejuízo aos processos de seleção e atendimento, impactando na ocupação da Casa Luciety. As ações demonstram o descaso com que a Prefeitura de Pelotas vem tratando as mulheres no município.

É importante compreender que o sigilo do local de acolhida é uma das questões centrais para obter o sucesso na promoção da segurança das mulheres.  A transferência de idosas para Casa compromete sua localização de várias formas. Sem falar que levar as idosas para um Abrigo não adaptado, sem direito a visitação da família, e que acolhe pessoas com a vida ameaçada representa uma ação deliberada de violência contra essas mulheres idosas.

Pelotas precisa valorizar e proteger suas mulheres, pois o feminicidio é uma triste realidade que vem sendo tratada com irresponsabilidade pela atual gestão. A preservação da Casa Luciety é fundamental para que não ocorra casos semelhantes ao da docente da UFPel,  Claudia Hartleben, nunca encontrada.

Não podemos esquecer, não podemos nos calar e por isso repudiamos as ações da Prefeitura de Pelotas.

 

Diretoria ADUFPel-SSind

 

Imagem de Em defesa da Casa Luciety

Veja Também

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.