ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Not��cia

Nota do ANDES-SN de repúdio a não nomeação do primeiro colocado na lista tríplice da UFPel

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN DE REPÚDIO A NÃO NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO COLOCADO NA LISTA TRÍPLICE PARA A REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)


A Diretoria do ANDES-SN manifesta repúdio a não nomeação do primeiro colocado na lista tríplice para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O professor Paulo Roberto Ferreira Júnior compôs a chapa UFPel Diversa que obteve a vitória na consulta à Comunidade Acadêmica, sendo o nome mais votado e confirmado em reunião do Conselho Universitário (CONSUN), em 19 de outubro de 2020.


Reafirmando o desrespeito à democracia e à autonomia das Universidades, o Presidente Bolsonaro nomeou a segunda colocada na lista, a professora Isabela Fernandes Andrade, como publicado nesta quarta-feira (dia 06/01/2021) no Diário Oficial da União (DOU).


Com mais essa interferência, as intervenções somam 20, razão pela qual foi deflagrada campanha em defesa da democracia e autonomia universitárias, além de o ANDES-SN participar como “amicus curiae” em duas ações protocoladas no Supremo Tribunal Federal (STF).


O ANDES-SN historicamente defende o fim da lista tríplice e a garantia da decisão autônoma em cada Instituição do Ensino Superior. Defende que o processo de escolha do(a)s representantes se inicie e se encerre no âmbito das IES. Nesse sentido, várias ações têm sido realizadas com as demais entidades da Educação em defesa da autonomia e da democracia para exigir que reitor(a) eleito(a) seja reitor(a) empossado(a)!!!


É importante demarcar que tais intervenções não se configuram como atos isolados e sim como um efetivo ataque às Universidades, Institutos Federais e CEFET, numa aberta ofensiva contra a Educação Pública e Gratuita, à propósito da lógica privatizante e mercadológica da Educação e dos serviços públicos. É uma das iniciativas que se articulam a tantas outras, a exemplo do Projeto Future-se.


Assim, é fundamental que o conjunto de estudantes, docentes, técnico(a)s administrativo(a)s, as entidades classistas da Educação assumam essa luta com prioridade!


A diretoria do ANDES-SN reafirma seu compromisso com a defesa da autonomia e da democracia nas Universidades, Institutos Federais e CEFET, exigindo a nomeação do professor Paulo Roberto Ferreira Júnior como reitor da UFPel, solidarizando-se com a sua comunidade acadêmica!!!


Brasília (DF), 7 de janeiro de 2021


Diretoria Nacional do ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Expediente ADUFPel 1 e 2 de novembro

  • relacionada

    GTSSA da ADUFPel convida para encontro em novembro para discutir aposentadoria

  • relacionada

    Mesmo com cortes, ministro da Educação anuncia a "criação" de institutos e universidades

  • relacionada

    Agenda 2022 da ADUFPel já está disponível para docentes

  • relacionada

    GTPE da ADUFPel volta a se reunir nesta quarta-feira (27)

  • relacionada

    Arquitetura Hostil e exclusão nas cidades pautam podcast da semana

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.