ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nota do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN em solidariedade às vítimas da catástrofe ambiental do Rio Grande do Sul

O Comando Nacional de Greve Docente do ANDES-SN vem, por meio desta, manifestar solidariedade para com toda a população do Estado do Rio Grande do Sul, afetada, direta ou indiretamente, pelos efeitos da crise climática, fruto de impactos socioambientais causados por políticas que visam o lucro e não a vida. As chuvas, cujos volumes de água, nesses últimos dias, afetaram 70% dos municípios, ou seja, sua maioria, deixaram milhares de pessoas desabrigadas e vitimadas, especialmente aquelas dos setores mais empobrecidos da sociedade. Para além do desastre ambiental, a ruptura de barragens e comportas, a cheia nas rodovias, queda de pontes, os aeroportos interditados, evidenciam o descaso do Estado com os órgãos capazes de produzir diagnósticos, fiscalizar e prevenir situações dessa natureza no sentido de diminuir seus efeitos sobre a população.


Além desse cenário político de disputas e dificuldades, na conjuntura atual do Brasil, o CNG do ANDES-SN, neste momento, a exemplo do ocorrido na pandemia da COVID-19, compreende que são as organizações públicas que se mostram como fundamentais em todas as linhas de enfrentamento. Inclusive, os Institutos Federais e Universidades Federais do RS que estão em greve por recomposição orçamentária, foram listados pelo governo federal como pontos de apoio para acolhimento e ação na catástrofe. Cabe refletir que, mesmo estando com as estruturas defasadas e orçamento que mal custeia a continuidade das atividades básicas, seguimos atuando como ponto de apoio.


Ademais, partimos da compreensão de que incluir no nosso cotidiano o debate sobre a crise climática como algo concreto, diário, em diferentes formas, é tarefa emergente e que recai, sobremaneira, sobre as instituições públicas de educação. Combater o negacionismo climático daqueles que estão no poder e que, em nome de um Estado Mínimo aos pobres, economizam em prevenção, é tarefa imediata. Cabe ressaltar, ainda, que os subsídios técnico-científicos produzidos pelas universidades Federais do RS estão sendo utilizados pela Defesa Civil do Estado para enfrentar esse desastre. Nosso projeto de educação é para a vida, para a esperança, para valorizar as pessoas e não os interesses do grande capital. 


Nesse sentido convocamos a todas, todes, todos docentes em greve no Brasil para participarem de atividades e ações de solidariedade, arrecadação e contribuição para a população vitimada, em articulação com o movimento sindical e movimento sociais do Rio Grande do Sul. Neste momento, estamos nos somando as ações de arrecadação do Movimento Sem Terra do RS, do Movimento dos Atingidos por Barragem e do Movimento dos Pequenos Agricultores. No dia 08/05/2024 (quarta-feira), convidamos todas, todes e todos a acompanhar a live ‘Greve Solidária: Estado de Emergência Climática’ às 19 horas pelos canais do ANDES-SN.


Comando Nacional de Greve do ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolesce...

  • relacionada

    18 de maio é Dia Nacional da Luta Antimanicomial

  • relacionada

    MPF denuncia cinco ex-agentes da ditadura envolvidos na morte de Carlos Marighella

  • relacionada

    17 de maio é o dia internacional de luta contra a LGBTQIAP+fobia

  • relacionada

    CNG do ANDES-SN indica rodada de assembleias para avaliar proposta do governo federal

  • relacionada

    4ª edição do "Carreira Docente em Movimento" aborda a carreira nas Estaduais, Municipais e...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.