ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nota pública das entidades representativas dos/as Docentes (ADUFPEL), Técnicos/as administrativos/as em educação (ASUFPEL) e Estudantes (DCE)

As entidades representativas das categorias da UFPEL vêm a público manifestar seu repúdio à manifestação da Pró-Reitora de Ensino (PRE) da Universidade a respeito da paralisação do dia 08/11/2023 chamada pelos sindicatos nacionais,  federações e o FONASEFE em nível nacional. Nossos sindicatos e representações reiteram a importância dos movimentos que buscam, entre outras reivindicações, a defesa do serviço público e da universidade, que se vêm ameaçados na reforma administrativa. Reconhecemos e defendemos o movimento e a paralisação do dia 08 como legítimo direito e instrumento na luta estudantil e sindical, e repudiamos qualquer ação que vise reprimir ou criminalizar os que exercem esse direito. 

Ao enviar, espontaneamente, uma mensagem em grupo de troca de correspondências no WhatsApp, afirmando a manutenção das aulas, em um dia definido nacionalmente para a luta e aprovado nas assembleias das categorias, e reiterando que as aulas deverão ser recuperadas caso os professores façam paralisação, a pró-reitora atua de forma punitiva contra aqueles e aquelas que pretendem participar do ato. Esses espaços de luta são formativos, pois possibilitam a formação de coletivos realmente interessados em defender a universidade e a educação pública.


Nunca foi um problema a recuperação de aulas não realizadas em dias de greve ou paralisação. Esse sempre foi um compromisso assumido pelos trabalhadores e trabalhadoras da educação.  Vale lembrar que fomos (entidades) contra a adoção de um calendário acadêmico que simplesmente eliminou três semanas de aulas presenciais da formação de milhares de estudantes, durante cinco semestres letivos. Para todo esse prejuízo há um silêncio da gestão.

 Destacamos que manifestações e greves são direitos fundamentais, de dimensão coletiva, que promovem a defesa de demandas junto aos órgãos decisórios. São instrumentos legítimos e históricos de luta.


As categorias aqui representadas reafirmam seu compromisso com a defesa de uma universidade pública, gratuita e acima de tudo democrática. Reiteramos que ações como essa, que visam questionar a legitimidade dos movimentos e punir os que lutam, se constituem em grave precedente e não podem ser toleradas.

Só a luta muda a vida! 

ADUFPel, ASUFPel e DCE

Veja Também

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

  • relacionada

    Em novembro, ANDES-SN realiza seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do g...

  • relacionada

    CCJ do Senado adia análise do Marco Temporal para outubro

  • relacionada

    Lira atropela e reforma da reforma do Ensino Médio é aprovada na Câmara dos Deputados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.