ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Porto Alegre sediará próximo congresso do ANDES-SN

Ocorreu neste fim de semana o 13º Conad Extraordinário do ANDES-SN. Ao longo de dois dias, mais de 230 docentes estiveram presentes para discutir a conjuntura de lutas da categoria. Pela ADUFPel, estiveram presentes a professora Regiana Wille, como delegada, e os professores Elaine Neves e Renato Waldemarin, como observadores. 


Entre as deliberações, debateu-se a importância dos atos presenciais para o combate a um governo que ataca a vida e a educação, sempre seguindo os protocolos indicados pela ciência. Também foi confirmada a sede do 40º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá no primeiro trimestre de 2022 na UFRGS, em Porto Alegre. 


A decisão de realizar o evento presencialmente já havia sido tomada durante o 12º Conad Extraordinário, ocorrido em julho deste ano. Na ocasião, votou-se para que o congresso acontecesse presencialmente no início do ano que vem, desde que existam condições sanitárias para tal.


O encontro foi aberto nesta sexta-feira (15) com a transmissão do vídeo Seções Sindicais na luta contra a PEC 32, que traz depoimentos de representantes das seções sindicais do ANDES-SN que estiveram em Brasília (DF) nas últimas semanas, acompanhando as atividades contra a reforma administrativa, no aeroporto e também na Câmara dos Deputados.  


Já no sábado (16), docentes discutiram a importância da mobilização para derrotar Bolsonaro e defender os Direitos; a solidariedade com o povo de Cuba diante dos ataques do imperialismo norte-americano; e sobre a organização do Congresso.


Ao avaliar a reunião, a presidente da ADUFPel, Regiana Wille, ressalta: “mesmo com a necessidade dos cuidados sanitários, a mobilização presencial é fundamental e demonstra a gravidade da situação que vivemos”. Para ela, o Conad contemplou a importância de proporcionar encontros para lutar contra o desmonte da universidade e dos serviços públicos, intervenções e genocídio.


Moções de repúdio

Foram aprovadas moção de apoio à greve sanitária dos docentes da Universidade Federal de Lavras, contra a imposição do retorno ao ensino presencial sem condições adequadas; e moções de solidariedade às comunidades quilombolas de Tanque da Rodagem e São João no Maranhão, vítimas de violência e ameaça de morte; e aos familiares e amigos e amigas das centenas de milhares de vítimas da covid-19 no Brasil. 


Os delegados e as delegadas declaram também apoio aos povos originários e nativos da terra brasileira; e à intransigente defesa do Memorial Luís Carlos Prestes em Porto Alegre (RS), memória viva das lutas populares do povo brasileiro.


Participantes do 13º Conad Extraordinário do ANDES-SN manifestaram ainda seu repúdio e preocupação com o julgamento da medida cautelar na ADI nº6565, que trata da nomeação de reitores e reitoras nas Instituições Federais de Ensino Superior; repúdio ao veto racista e misógino do presidente Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes higiênicos para combater a pobreza menstrual.


Repudiaram ainda repúdio o orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia; a violência perpetrada pelo estado de Rondônia e pelo governo Bolsonaro e Mourão, que criminaliza a luta pela terra e utiliza do aparato repressor em grande operação de cerco contra os acampamentos Tiago dos Santos e Ademar Ferreira, na zona rural de Porto Velho (RO); e também à política ambiental do governo federal e do governador do Pará, Hélder Barbalho, que têm resultado no aumento assustador do desmatamento e da violência sobre os povos originários e trabalhadores e trabalhadoras rurais.


Comissão de Assédio

A comissão de assédio composta na plenária de instalação recebeu denúncia de uma situação de assédio moral, que foi conduzido de forma propositiva, formativa e de construção de uma outra sociedade anti-machista e não misógina.


Eu defendo a Educação Pública

Entre os debates, foram apresentados vídeos da campanha “Eu defendo a Educação Pública”, promovida pelo ANDES-SN. A campanha foi lançada no dia 23 de setembro, com uma live-show. Os materiais podem ser vistos e compartilhados nos perfis @eudefendoaeducacaopublica, do Facebook e Instagram, e no site da campanha https://www.eudefendoaeducacao.com/ .


Fonte: Assessoria ADUFPel com edições ao texto do ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.