ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Posicionamento sobre o calendário letivo da UFPel

Docentes reunidos em Assembleia Geral da ADUFPel-SSind, no dia 12 de novembro de 2021, deliberaram alertar, em forma de denúncia, a postura esquiva da administração central da universidade no que diz respeito aos requisitos essenciais para estabelecer o retorno responsável às atividades presenciais da instituição. 

Na mesma Assembleia, aprovaram um conjunto de elementos básicos que devem pautar a reorganização das atividades dos próximos semestres letivos quanto aos percursos curriculares formativos, às condições de trabalho e estudo, às necessidades institucionais e sanitárias, sempre partindo de uma profunda avaliação da qual participe toda a comunidade universitária.


Confira a íntegra do documento resultante da discussão:


Posicionamento sobre o calendário letivo da UFPel

Estamos na fase de conclusão de mais um semestre acadêmico na UFPel, e nos deparamos com a necessidade de planejarmos as atividades relativas ao próximo período letivo, após o exercício de quatro semestres atípicos (três para a graduação), desenvolvidos em sistema remoto, causado pela crise sanitária mundial, decorrente da COVID-19.


Motivados pela emergência que já vitimou mais de 612 mil vidas em nosso país, deixando um rastro de desarticulações familiares, sequelas psíquicas/emocionais e prejuízos das mais variadas espécies, desenvolvemos atividades especialmente adaptadas às condições acadêmicas possíveis na UFPel nos últimos semestres.


Entendemos que, ao iniciar o processo de planejamento das ações para o ano de 2022, deveríamos fazer um profundo diagnóstico das nossas condições atuais. O fato é que não temos encontrado eco nas nossas tentativas de diálogo com o setor encarregado da administração da Universidade. Ao contrário, temos levantado, insistentemente, vários pontos de debate sobre os melhores caminhos a seguir no próximo período acadêmico, mas enfrentamos uma gestão pouco flexível ao exercício democrático, considerando, minimamente, os anseios das três categorias que constituem a sua comunidade. 


A ADUFPel-Seção Sindical do ANDES-SN, exercendo o seu papel de representação da categoria docente, procurou estimular o debate sobre o período acadêmico vindouro e aprovou, na Assembleia Geral um documento com elementos fundamentais a serem considerados na elaboração do próximo Calendário Acadêmico da UFPel. 


O documento, enviado à Pró-Reitoria de Ensino (PRE), recupera princípios fundamentais que deveriam pautar as ações da administração pública como a construção de propostas com a participação da base, possibilitando a expressão das três categorias envolvidas nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Propugna o profundo respeito às condições plenas de cuidados com a saúde de todos os envolvidos e a necessidade de avaliar o modelo virtual praticado nos últimos semestres, tirando deles lições sobre as potencialidades e possíveis problemas ao desenvolvimento do trabalho acadêmico. 


Em contradição, a administração da UFPel argumenta que vem fazendo este acompanhamento e que não dispõe de prazos para novos processos avaliativos. Alegando urgência na divulgação do calendário letivo para 2022, prevendo o retorno às atividades presenciais na UFPel, a PRE projetou proposta de calendário, denominada de 2021-II e apresentou aos diretores de Unidades, abrindo formulário do Google Docs para “sugestões”. 


Em prazo exíguo e, sob sua inteira responsabilidade, a reitoria apresentou propostas alternativas de calendário acadêmico, para fazerem parte de um processo de consulta eletrônica, inicialmente anunciado como universal. Chegou a alegar que uma delas seria originada da ADUFPel-SSind. Entendendo o equívoco da administração, a diretoria do Sindicato emitiu duas notas explicativas, contrárias aos argumentos da PRE, resultando na sua supressão do processo de consulta. Mais tarde, em reunião do Conselho Universitário, a professora Úrsula da Silva, vice-reitora da UFPel, comunicou a decisão da administração de que a consulta se daria no modelo paritário, entre duas propostas de calendários.


Entendemos necessário avaliar o significado e o próprio processo aligeirado de consulta, assim como as consequências do seu resultado. Desde já é possível antever que os principais desafios para o retorno presencial não estarão resolvidos e a agenda permanecerá em construção.


A última Assembleia Geral dos docentes da UFPel trabalhou sobre o tema do calendário acadêmico e concluiu pela reafirmação da necessidade de realização de um processo avaliativo do trabalho dos quatro últimos semestres, antes de debater elementos que devem basear a elaboração do novo calendário e a própria normativa reguladora do seu funcionamento pelo COCEPE. 


Permaneceremos debatendo, semanalmente, com as demais categorias os fundamentos do processo de ensino-aprendizagem, bem como dos trabalhos de pesquisa e extensão, inseridos no calendário da UFPel, e atentos à situação das condições de saúde, trabalho e estudo da comunidade universitária. 


Pelotas, 12 de novembro de 2021. 


Acesse também: 


Avaliação do Trabalho Remoto realizado na UFPel em 2020 e 2021


Documento sobre calendário da UFPel, resultante da Assembleia de 14 de outubro 




Veja Também

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.