ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Primeiro dia do 41° Congresso do ANDES-SN discute Conjuntura e Movimento Docente

Na manhã desta segunda-feira (6), teve início o 41° Congresso do ANDES-SN, na Universidade Federal do Acre (Ufac) em Rio Branco. O evento vai até a próxima sexta-feira (10). O encontro, organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac - Seção Sindical), tem como tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”. 


A plenária de abertura do Congresso iniciou com a apresentação cultural do grupo “Cantos e Encantos Yawanawa”, composto por mulheres do povo Yawanawa, originárias da Terra Indígena do Rio Gregório. Além disso, o saguão que recepcionou os/as docentes dispôs das exposições de artes visuais “Fábulas das Ilusões Felizes” e “Vestígios inversos e poéticas das ilusões felizes”, do artista Danilo De S’Acre; a mostra fotográfica "O trabalho a céu aberto na Amazônia pandêmica", das professoras Letícia Helena Mamed e Eurenice Oliveira de Lima, da Ufac; entre outras. 


Na sequência, a mesa de honra da plenária de abertura, contou com a presença da presidenta do ANDES-SN, Professora Rivânia Lúcia Moura de Assis; Maria Regina de Ávila Moreira, secretária geral do ANDES-SN; Amauri Fragoso de Medeiros, 1° tesoureiro do ANDES-SN; 1° vice-presidente da regional Norte I do ANDES-SN, professor José Sávio da Costa Maia e a presidenta da ADUFAC, professora Letícia Helena Mamed. Também participaram os e as representantes das entidades: 

Reitora da Ufac, Professora Margarida de Aquino Cunha; Estudante de Ciências Sociais da Ufac, Amanda Dornelles do Movimento pela Universidade Popular (MUP); Líder Seringueira e Primeira Mulher a Presidir o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Xapuri/AC, Senhora Dercy Telles; Estudante de Jornalismo da Ufac e Coordenadora da Pastoral da Juventude da Diocese de Rio Branco/AC, Luana Rodrigues Silva; Professora Nedina Luíza Yawanawa, representante do Movimento Indígena do Acre; André Valuch, do Fórum Sindical e Popular da Juventude e Paulo Barela, da secretaria executiva nacional da CSP-Conlutas.

Durante a plenária de abertura, houve ainda o lançamento da edição 71 da Revista Universidade e Sociedade, publicação semestral do Sindicato Nacional (leia aqui). E também foi instalada a Comissão de Enfrentamento ao Assédio que contará com as diretoras do Sindicato Nacional, Zuleide Queiroz e Sueli Pinheiro, e o diretor Fernando Correia. Compõem ainda a comissão João Lima e Silvane Chaves, ambos da Adufac SSind.

A plenária de instalação, composta pela presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, pelo 1º tesoureiro, Amauri Fragoso de Medeiros, pela secretária-geral, Maria Regina Moreira e pela 1º vice-presidenta da regional Rio de Janeiro, Elizabeth Carla Barbosa tratou da aprovação do regimento, do cronograma e da pauta do 41º Congresso do ANDES-SN.

Foi realizado, ao final, um ato contra o feminicídio da estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e poetisa, Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. O crime ocorreu durante calourada na instituição, ocorrida no dia 27 de janeiro. Mulheres com as mãos levantadas entoaram “parem de nos matar” no auditório.

Na parte da tarde ocorreu a Plenária do Tema I - "Conjuntura e Movimento Docente". O texto 2 intitulado: Independência de Classe e Fortalecimento das Lutas Gerais e Específicas (Ecossocialista) foi apresentado por Celeste Pereira (ADUFPel) e André Guimarães (SINDUFAP).

Instância máxima de deliberação da categoria docente, o 41º Congresso tratará ao longo da semana de pautas importantes como carreira e reajuste salarial, financiamento das Instituições Públicas de Ensino, adoecimento docente, ensino remoto, entre outras, além de temas da conjuntura nacional e internacional da luta da classe trabalhadora.


Neste primeiro dia o evento divulgou a participação de 83 seções sindicais, 447 delegados, 150 observadores, 17 convidados, 34 diretores e 648 participantes.


A delegação da ADUFPel está presente no evento com Regiana Wille (delegada pela diretoria) e Celeste Pereira, Luiz Henrique Schuch, Elaine Neves, Carlos Mauch, Ana Oliveira, Diogo Rios, Valdelaine Mendes e José Carlos Volcato (delegados/as pela base). Como observadores/suplentes de delegados/as estão Adhemar Lourenço, Rose Meri Silva e Fernanda Figueira.


Acompanhe a cobertura completa do Congresso nas redes sociais da ADUFPel e do ANDES-SN. 


Assessoria ADUFPel, com informações ANDES-SN

Fotos: Assessoria ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

  • relacionada

    Servidores e servidoras do INSS entram em greve por tempo indeterminado

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.