ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Privatização do saneamento básico de Pelotas volta à pauta da Câmara

Os vereadores Fabrício Tavares e Roger Ney, ambos do PP, querem retomar a discussão na Câmara Municipal sobre a privatização do Sanep. Os parlamentares apresentaram Projeto de Lei no final de julho para excluir os serviços de saneamento básico e água da lista de itens que não podem ser alvo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), como consta na Lei 6745/19.


O novo Marco Legal de Saneamento Básico, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional, foi um dos motivadores para que os vereadores colocassem, novamente o tema da privatização do saneamento básico em pauta. A nova regulação abre caminho para um processo de privatização da água e do esgoto em todo o país. 


A primeira vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (Simsapel), Rosemeri Santos, critica o projeto dos vereadores do PP.  “É bem preocupante. O Sanep é uma autarquia forte, tem tido superávit nos últimos anos e tem condições de investir em melhorias para a população. Esse projeto nos ameaça mais uma vez e a justificativa é que é necessário adequar a Lei Municipal ao Marco Legal”, afirma.


“O grupo político que está à frente da prefeitura há vários mandatos defende que são necessárias PPPs para garantir a universalização. Mas uma comissão de técnicos do Sanep elaborou um projeto para isso, precisando apenas de R$ 280 milhões. São 120 milhões a menos do que o plano apresentado pelas empresas em 2015. O prefeito Eduardo Leite ignorou”, completa Rosemeri. Depois de uma denúncia na imprensa, a prefeita Paula Mascarenhas recebeu os técnicos, mas novamente o projeto foi deixado de lado. 


Para a diretora do Simsapel, o novo Marco Legal prioriza a privatização dos serviços de água e saneamento básico. “Conseguimos trabalhar com a população uma conscientização sobre esse tema. Não é uma luta só do Simsapel e do Comitê em Defesa da Água Pública, mas de todos os pelotenses. Entendemos que a água e o saneamento têm que ser públicos, todos têm que ter direito a eles, mesmo que não puderem pagar. E a iniciativa privada não vai garantir isso”, conclui. 


Ajude o abaixo assinado Quero o Sanep Público!


Ouça mais sobre o tema no programa Viração de 10 de agosto.


Assessoria ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha com mote “Sou Docente Antirracista” na quinta-feira (25)

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.