ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Privatização dos Correios tramita em regime de urgência na Câmara

O Projeto de Lei (PL) 591/2021, que abre caminho para a privatização dos Correios, passou a tramitar em regime de urgência na Câmara dos Deputados na última terça-feira (20). Entre os parlamentares presentes na sessão, 280 foram favoráveis a acelerar o andamento da proposta da Casa, enquanto que 165 votaram contra. Isso significa que o PL irá diretamente à plenário, sem passar pelas comissões de praxe. 


O projeto, que dá sequência ao programa privatista do governo de Jair Bolsonaro, foi apresentado pessoalmente pelo presidente em 24 de fevereiro ao Congresso Nacional. O texto prevê a transformação dos Correios em uma empresa mista e abre caminho para que empresas privadas também assumam atividades que hoje são garantidas pela estatal, que só pode ser vendida com autorização do Congresso Nacional.


Enquanto o PL tramita no Congresso, o governo realiza estudos sobre como privatizá-la: se através da venda direta, da venda do controle majoritário ou abertura no mercado de ações. A atuação de empresas privadas no setor poderá ocorrer por meio de concessões, cadastros ou parcerias.


ANDES-SN alerta para riscos

Conforme o ANDES-SN já abordou anteriormente, a privatização dos Correios irá prejudicar toda a população e constitui-se como um grave ataque que, se concretizado, resultará no aumento de preços e prejudicará a prestação do serviço. 


Em nota divulgada nesta quinta-feira (22), o Sindicato Nacional frisou que os Correios são um patrimônio da sociedade e a sociedade não pode permitir o avanço do projeto de privatização “em nome da manutenção do pagamento de uma dívida pública espúria e da falsa informação de que suas contas são deficitárias”. 


Diferentemente do que argumenta o governo para a aprovação da proposta, a ECT é estratégica e lucrativa, o que atrai ainda mais o interesse do setor privado. “Ainda que há anos venha sofrendo pela falta de investimento e concursos públicos, estimou-se um lucro bilionário para a empresa. O balanço preliminar divulgado entre janeiro e setembro de 2020, já somava R$ 836,5 milhões positivos. Os Correios se consolidaram como uma das mais eficazes e competentes empresas públicas do Brasil”, ressaltou o texto. 


Confira a nota na íntegra aqui


Assessoria ADUFPel com informações de ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.