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Projeto que leva ópera às escolas deve parar devido ao corte de bolsas de extensão

O projeto Ópera na Escola, que desde 2004 vem proporcionando aos/ às alunos/as da rede pública de Pelotas o contato com o gênero musical, através de apresentações elaboradas por professores/as e estudantes da Universidade Federal de Pelotas, corre risco de parar devido aos cortes das bolsas de extensão. 

Segundo a professora e uma das idealizadoras do projeto, Magali Spiazzi Richter, que atualmente também é diretora do Conservatório de Música, sem o investimento, atividades como essa não conseguem prosseguir, pois os/as bolsistas são fundamentais na concretização, assim como as atividades são essenciais para o conhecimento dos/as mesmos/as. 

“Eu estou muito emocionada. Isso está nos deixando incomodados, no sentido de sensação de perda, de destruição de algo que há tanto tempo a gente vem montado com carinho, trabalhando com os alunos arduamente. Neste momento, me afeta profundamente esta situação que estamos vivendo porque o retorno nos mostra o quanto a música se faz importante nas escolas, não é oportunizada a todos e precisa ser. É muito difícil, a gente teve um baque com esse fato. Eu não sabia como dizer para minha bolsista que a partir de agora não haverá mais bolsas”, finaliza Magali. 

Trajetória 

A primeira apresentação do Ópera na Escola, ainda em fase de laboratório, foi da obra “A flauta mágica”, de Mozart, e o contato inesperado, de início despertou o interesse das crianças. 

A recepção dos/as pequenos/as, já percebida no começo, é evidenciada ainda hoje, como destaca a estudante de canto lírico e bolsista do projeto, Maria Clara Vieira. Segundo ela, as apresentações despertam muita curiosidade, pois a maioria nunca teve contato com o estilo musical. Na última exibição, realizada no Conservatório de Música, ficou visível, nos rostos maravilhados das crianças, a importância desse acesso, tanto ao espetáculo quanto ao prédio histórico, que completou, em 2022, 104 anos. 

“Realmente brilham os olhos quando elas começam a ouvir aquele som que talvez antes nunca tinham escutado, as vozes empostadas. É impressionante que quanto menor a idade, mais surpresa positivamente. Claro que a gente sabe que como muitas delas nunca tiveram contato, num primeiro momento, pode causar, inclusive, um espanto. Às vezes, elas riem, mas nesses anos todos quanto menor a criança mais ela entende e aceita, é uma satisfação muito grande saber que elas podem e devem ter essa oportunidade”, afirma Magali. 

O retorno 

O Ópera na Escola retomou suas atividades presenciais neste semestre e já fez duas apresentações no colégio Francisco Simões. Antes da pandemia, pelo menos 25 educandários já haviam recebido o projeto e, em alguns momentos, contou com a colaboração de três bolsistas, o que facilitava e abrangia o trabalho. 

Para o ano que vem, sete escolas já estão inscritas para participar. Porém, o último corte de verbas de bolsas, sofrido no mês de outubro, provavelmente inviabilizará os encontros. 

A contenção no orçamento destinado à extensão prejudica diretamente a formação dos/as estudantes da UFPel, como afirma a bolsista do projeto. “O Ópera na Escola é importantíssimo para minha formação, principalmente para a área que eu quero seguir. É um prazer enorme eu estar dentro da Universidade conseguindo fazer essa prática da minha futura profissão”, diz Maria Clara. 

Na visão da professora Magali, esse é o momento em que a comunidade acadêmica devolve para a sociedade o trabalho desenvolvido dentro da instituição. “A música é uma arte que sensibiliza, que educa e que mexe com todo esse imaginário. Isso tudo aguça até mesmo a criatividade da criança. Então, sobre todos os aspectos, a música faz muito bem ao ouvido humano e à estruturação da criança como cidadão, como pessoa”, afirma ela.

Acompanhe o projeto Ópera na escola nas redes sociais:

Instagram: @operanaescola.ufpel 

Facebook: /operanaescola 

Youtube: /operanaescolaufpel

 

Matéria publicada na sétima edição de 2022 do jornal Voz Docente. Leia aqui. 

 

Assessoria ADUFPel

Foto: Arquivo Ópera na Escola 


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