ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Reitoria, ADUFPel e ASUFPel articulam estratégias de combate ao assédio

Em reunião realizada na manhã de hoje (1°), a reitoria da UFPel, em conjunto com a ADUFPel-SSind e a ASUFPel-Sindicato, discutiram estratégias de aperfeiçoar o combate ao assédio na Universidade. A Administração Superior da UFPel, que chamou o encontro, busca construir um documento que sinalize orientações para as vítimas, além de campanhas de conscientização e métodos de combate a todas as formas de assédio e discriminação. As entidades representativas da comunidade acadêmica auxiliarão nas atividades.


A falta de informação e de orientação às vítimas de abusos cometidos dentro da UFPel é um dos principais motivos para as ações. Além disso, todas/os concordaram que é preciso um melhor acolhimento às vítimas, pois em muitos dos casos o assediador segue no mesmo ambiente de quem sofre a agressão. O diretor da ADUFPel-SSind, José Carlos Volcato, chamou atenção para essa questão e enfatizou que é preciso “trazer isso à frente, enfrentar e esclarecer para diminuir os casos”. Também estiveram na reunião, pela Seção Sindical, os diretores Luiz Carlos Rigo e Renato Waldemarin.


O Diretório Central dos Estudantes (DCE) não participou do encontro em função da última gestão já ter acabado e os discentes encontrarem-se em período de convocação de novas eleições. No entanto, a participação dos estudantes foi ressaltada como fundamental para a articulação das ações, uma vez que grande parte dos casos de assédio têm como vítimas os discentes.


Comissões darão andamento aos trabalhos

Da reunião de hoje, definiram-se Comissões para pensar nas ações a serem construídas: Comissão de Eventos, que pensará nas atividades de conscientização, como debates e mesas de conversa, e Comissão de Redação, que ficará responsável pela redação do documento de orientação à comunidade sobre como proceder em casos de assédio. As Comissões serão formadas por membros da Reitoria e das entidades sindicais.


ADUFPel-SSind e ASUFPel-Sindicato indicarão nomes para as Comissões, que devem começar a se reunir na semana que vem. As entidades, bem como a reitoria, pretendem iniciar as atividades de conscientização o quanto antes, com o entendimento de que o assunto é grave e urgente.


O vice-presidente da ADUFPel-SSind, Renato Waldemarin, ressalta que a Seção Sindical irá participar principalmente das atividades educativas e da elaboração de materiais com esse intuito, e pontua que a entidade manterá sua autonomia em relação à fiscalização da apuração dos casos que venham a ocorrer. Além disso, afirma que a ADUFPel-SSind se preocupa com o devido processo legal e a proteção aos professores contra denúncias motivadas por discordâncias políticas.


Assessoria ADUFPel


Foto: Assessoria ADUFPel




Veja Também

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.