Reunião do GTPE aprofunda discussão sobre calendário acadêmico, inovação, empreendedorismo e carreira docente
Na última terça-feira (19), o Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) reuniu-se na sede da ADUFPel para tratar do calendário acadêmico, carreira docente e os efeitos da inovação e do empreendedorismo na universidade pública.
Em relação ao calendário acadêmico, foram aprofundadas as discussões sobre seus prejuízos para a formação na graduação, devido ao seu encurtamento, agravado pela necessidade de cancelamento de aulas por conta dos acontecimentos climáticos e jogos da Copa do Mundo.
Conforme relata a diretora da entidade e coordenadora do GTPE, Valdelaine Mendes, a forma de recuperação dos dias letivos é inadequada. “As datas sugeridas não correspondem aos dias da semana que tiveram aulas canceladas, portanto, impedindo, de fato, a recuperação”, avaliou.
Outro aspecto destacado foi a difícil situação a que foram sujeitos os/as docentes que precisam decidir como ajustar avaliações para estudantes que estarão longe de Pelotas nos dias previstos para recuperação das aulas. Por unanimidade o grupo entendeu que há uma absoluta precarização da formação com o calendário acadêmico em curso e que isso ainda se agravará nos próximos semestres.
Inovação e empreendedorismo
No segundo item da pauta, o GT analisou os efeitos da inovação e do empreendedorismo na universidade pública, que estão sendo adotados de forma alinhada à lógica predatória do mercado e que, em larga medida, essa discussão tem sido encaminhada na perspectiva da responsabilização, do individualismo, da competição e da meritocracia.
Após amplo debate, o grupo entendeu que o calendário acadêmico, bem como este segundo assunto, deverão ser abordados em Assembleia Geral da categoria para aprovação de um documento com a avaliação de professores e professoras sobre temas que trazem tantos prejuízos à formação acadêmica.
Carreira Docente
Por último, foram debatidas quatro questões referentes à carreira docente, reforçando a necessidade de afirmar e defender, com urgência, o projeto de carreira aprovado nos congressos do ANDES-SN. Da análise dos pontos apresentados pelo Sindicato Nacional e Sinasefe na Mesa Nacional de Negociação, encaminharam:
a) Revogação da Instrução Normativa 66/2022, que traz a uniformização de entendimentos referentes à concessão de progressão funcional;
b) Resgatar a Lei 13325, nos artigos 13-A e no 15-A, onde a progressão e promoção é à partir da data em que o docente cumprir o interstício e os requisitos;
c) A nova Instrução Normativa deve garantir a progressão múltipla;
d) Reivindicar o reposicionamento dos docentes na carreira das instituições federais, onde as progressões e promoções funcionais foram canceladas.
Assessoria ADUFPel