ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Reunião do GTPE aprofunda discussão sobre calendário acadêmico, inovação, empreendedorismo e carreira docente

Na última terça-feira (19), o Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) reuniu-se na sede da ADUFPel para tratar do calendário acadêmico, carreira docente e os efeitos da inovação e do empreendedorismo na universidade pública. 


Em relação ao calendário acadêmico, foram aprofundadas as discussões sobre seus prejuízos para a formação na graduação, devido ao seu encurtamento, agravado pela necessidade de cancelamento de aulas por conta dos acontecimentos climáticos e jogos da Copa do Mundo. 


Conforme relata a diretora da entidade e coordenadora do GTPE, Valdelaine Mendes, a forma de recuperação dos dias letivos é inadequada. “As datas sugeridas não correspondem aos dias da semana que tiveram aulas canceladas, portanto, impedindo, de fato, a recuperação”, avaliou. 


Outro aspecto destacado foi a difícil situação a que foram sujeitos os/as docentes que precisam decidir como ajustar avaliações para estudantes que estarão longe de Pelotas nos dias previstos para recuperação das aulas. Por unanimidade o grupo entendeu que há uma absoluta precarização da formação com o calendário acadêmico em curso e que isso ainda se agravará nos próximos semestres.


Inovação e empreendedorismo

No segundo item da pauta, o GT analisou os efeitos da inovação e do empreendedorismo na universidade pública, que estão sendo adotados de forma alinhada à lógica predatória do mercado e que, em larga medida, essa discussão tem sido encaminhada na perspectiva da responsabilização, do individualismo, da competição e da meritocracia. 


Após amplo debate, o grupo entendeu que o calendário acadêmico, bem como este segundo assunto, deverão ser abordados em Assembleia Geral da categoria para aprovação de um documento com a avaliação de professores e professoras sobre temas que trazem tantos prejuízos à formação acadêmica. 


Carreira Docente

Por último, foram debatidas quatro questões referentes à carreira docente, reforçando a necessidade de afirmar e defender, com urgência, o projeto de carreira aprovado nos congressos do ANDES-SN. Da análise dos pontos apresentados pelo Sindicato Nacional e Sinasefe na Mesa Nacional de Negociação, encaminharam: 


a) Revogação da Instrução Normativa 66/2022, que traz a uniformização de entendimentos referentes à concessão de progressão funcional; 


b) Resgatar a Lei 13325, nos artigos 13-A e no 15-A, onde a progressão e promoção é à partir da data em que o docente cumprir o interstício e os requisitos; 


c) A nova Instrução Normativa deve garantir a progressão múltipla;


d) Reivindicar o reposicionamento dos docentes na carreira das instituições federais, onde as progressões e promoções funcionais foram canceladas. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

  • relacionada

    Em novembro, ANDES-SN realiza seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do g...

  • relacionada

    CCJ do Senado adia análise do Marco Temporal para outubro

  • relacionada

    Lira atropela e reforma da reforma do Ensino Médio é aprovada na Câmara dos Deputados

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.