ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Reunião dos Setores do ANDES-SN debate autonomia universitária e ensino remoto

Os Setores das Instituições Federais (Ifes) e das Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do ANDES-SN reuniram-se virtualmente, nesta terça-feira (8), para discutir o Ensino Remoto Emergencial (ERE), o retorno das aulas presenciais em 2021, a autonomia universitária e as intervenções do governo nas Instituições de Ensino Superior (IES). 


Estiveram presentes 79 pessoas, entre representantes de seções sindicais e da direção nacional, que promoveram um debate sobre o cenário atual e o conjunto de ataques que as servidoras e os servidores públicos, as instituições e a classe trabalhadora vêm sofrendo como um todo. 


Segundo a presidente da ADUFPel, Celeste Pereira, que participou do encontro online, a reunião indicou a realização de rodada de Assembleias Gerais (AG) entre 9 de dezembro de 2020 e 5 de fevereiro de 2021, para que sejam encaminhados os posicionamentos da base docente sobre diversos assuntos: perspectiva de retorno presencial; possibilidade de construção de uma greve sanitária; campanha de vacinação para toda a população; intervenções e autonomia universitária; jornada nacional de lutas.


“Houve um debate profundo sobre as implicações dessa medidas e a grande maioria dos encaminhamentos se fez por consenso. Na ADUFPel, a primeira Assembleia já está agendada para esta quinta-feira, dia 9, e irá pautar a avaliação e as perspectivas do ERE na UFPel e nas IES”, apontou Pereira. 


Informes 

Entre os informes gerais, Celeste Pereira comunicou que a Seção Sindical acompanha, atentamente, o andamento do processo de consulta informal para a reitoria da UFPel. A campanha “Reitor eleito tem que ser nomeado” já está ativa e a entidade aguarda nomeação. 


Além disso, anunciou que a ADUFPel segue fortalecendo, junto às demais Seções Sindicais e à Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, a campanha contra a Reforma Administrativa e em defesa dos serviços públicos. Os materiais estão disponíveis em todas as redes sociais e site da ADUFPel e podem ser solicitados também por e-mail (imprensa@adufpel.org.br). 


Sobre o Ensino Remoto Emergencial, a presidente informou que está sendo realizado, localmente, um intenso processo de discussão no Conselho de Representantes e em AG. Segundo ressalta a docente, dois calendários alternativos já foram implementados na Universidade, mas não foram avaliados de forma profunda, conforme apontamentos da categoria. 


“Temos discutido muito a questão do direito de imagem/autoral, a necessidade de amparo da instituição, tanto para as situações de adoecimento quanto de auxílio financeiro e/ou material para o cumprimento das atividades em home office, de servidores e discentes; 3h de prepara para cada hora ERE; não gravação de aulas; criação de comissão/comitê/ou outro espaço institucional para atender essas demandas; não retorno às atividades presenciais sem as medidas sanitárias de proteção à vida; adequação do RAAD para não haver prejuízo na carreira; entre outras demandas. A carga horária de trabalho está muito alta e há informações de que a grande maioria dos docentes registra entre 12 e 14h diárias em atividade remota”, destaca. 


Em relação à situação da pandemia em Pelotas, a qual tem se agravado, a presidente da ADUFPel comunicou o aumento do número de casos e de lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), resultantes de pouca ou nenhuma intervenção do poder público em relação às medidas de proteção social, perspectiva de autorização de retorno presencial das atividades escolares. 


Também, atentou para as medidas tomadas pelos governos estadual e municipal, que contribuem para o agravamento da situação em que já se encontram os trabalhadores da educação, como a proposta do Teto dos Gastos do governo de Eduardo Leite e o Projeto de Lei da prefeita Paula Mascarenhas que busca extinguir a licença prêmio dos servidores, entre outras medidas. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Brasil registra aumento de violências contra mulheres e população LGBTI+

  • relacionada

    Podcast Viração aborda projeto de Lei da Gravidez Infantil e outros projetos que ameaçam o...

  • relacionada

    876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

  • relacionada

    Entidades dão continuidade aos preparativos do 3º Congresso Mundial contra o Neoliberalism...

  • relacionada

    Human Rights Watch denuncia violações de direitos humanos contra crianças em El Salvador

  • relacionada

    Mais de 9 mil estudantes palestinos já foram mortos pelos ataques de Israel na Faixa de Ga...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.