ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notcia

Seminrio aborda papel do servidor pblico para o pas

Afinal, o servidor público é relevante para a sociedade ou se transformou em um peso a ser carregado? Essa interrogação fará parte de um seminário que está sendo construído a partir de iniciativa do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), mas que tem na organização também sindicatos que fazem parte da Regional RS do ANDES-SN e o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). Uma reunião na tarde da última terça, 6, na Sedufsm, detalhou os temas em destaque nas mesas que integrarão o seminário “Servidor público: um peso para a sociedade?”. O evento está previsto para acontecer dias 5 e 6 de abril, no Hotel Morotin Centro.

Conforme a coordenação do GTSSA da Sedufsm, por enquanto o que foi aprovado pelos organizadores são os temas das mesas. Já os palestrantes estão sendo contatados e devem ser confirmados em breve. O evento, que terá sua abertura às 15h do dia 5 de abril, terá como eixos de abordagens os temas “Carreira; Aposentadoria; Direito do Servidor Público”.

A primeira mesa do seminário, que deve iniciar por volta de 15h15 do dia 5 de abril, terá como tema principal “Atlanticidade da educação pública na América Latina”. Após a fala dos palestrantes haverá um intervalo para intervenção artística. Na sequência, a mesa “Fundo público e dívida pública”. Após essa segunda mesa, o espaço será aberto para debate. No turno da noite está previsto a ocorrência de um jantar de confraternização por adesão.

Segundo dia de debates

Na sexta, 6 de abril, o seminário prossegue com mais duas mesas de debates pela manhã. A primeira, por volta de 8h15, cujo tema será “Carreira: percurso histórico do ingresso à aposentadoria” Na sequência, uma intervenção artística e depois um intervalo.

Em torno das 9h30, a segunda mesa cujo título é “Comparando direitos adquiridos e perdas (paridade, integralidade)”. Logo após, finalizando a manhã, o debate.

No turno da tarde, finalizando o evento, mais duas atividades. Às 14h, a mesa intitulada “Quadro político e os sindicatos” e, às 15h, “Agenda regional de lutas”.

Assim que estiverem confirmados os nomes dos palestrantes para as mesas, divulgaremos a programação completa. Na reunião desta terça, além de docentes vinculados à Sedufsm e ao Sinasefe, também houve a presença de dois professores representando o sindicato dos docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel).

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

Veja Tambm

  • relacionada

    Aps presso, governo municipal retira de pauta projeto que altera remunerao dos servido...

  • relacionada

    H 50 anos a ditadura institua o AI5: o aprofundamento do golpe

  • relacionada

    Com muita represso, governo aprova pacote de maldades contra servidores na Bahia

  • relacionada

    Servidores da Bahia ocupam assembleia legislativa contra mudanas na previdncia

  • relacionada

    Projeto Escola Sem Partido arquivado e s volta a ser debatido em 2019

  • relacionada

    Expediente fim de ano ADUFPel-SSind

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.