ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Servidores públicos realizam Semana Nacional de Lutas a partir de 24 de janeiro

De 24 de janeiro a 1º de fevereiro, servidoras e servidores públicos de todo o país irão novamente unir forças e realizar uma Semana Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos, da vida à frente dos lucros, pela vacinação imediata de toda a população e contra a Reforma Administrativa.


As atividades são convocadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e as coordenações dos fóruns estaduais, reunindo, ainda, servidores estaduais e municipais, centrais sindicais e movimentos sociais. 


A jornada terá início no Dia Nacional das Aposentadas e dos Aposentados (24) e seguirá com atividades nos estados durante toda a semana. No 1º de fevereiro, será realizado o Dia Nacional de Lutas em defesa da vacina para todas e todos, com carreatas em diversos estados e ato em Brasília, na Câmara dos Deputados. Os manifestantes organizarão uma vigília em frente à Câmara para acompanhar a eleição à presidência da Casa, marcada para acontecer presencialmente. Além disso, está previsto um panelaço nacional às 20h. 


ANDES-SN no FSM

Nos dias 26 e 27, o ANDES-SN participará de dois painéis no Fórum Social Mundial (FSM), que este ano será virtual e ocorre de 23 a 31 de janeiro. “Como será o mundo no período pós-covid-19?” será o tema central da 20ª edição e a programação inclui debates sobre justiça social, meio ambiente e democracia. 


O primeiro painel ocorre no dia 26, a partir das 17h, e tem como tema “Vacina como direito fundamental na agenda da educação pública brasileira”. O segundo abordará “A centralidade da luta antirracista e anticisheteropatriarcal na contemporaneidade pandêmica e pós pandêmica e o papel das Universidades, Ifs e Cefets”, e acontecerá no dia 27, a partir das 18h30. 


Todos os painéis serão retransmitidos na página do ANDES-SN no Facebook e no canal no Youtube. O Fonasefe também participará de uma mesa do Fórum no dia 26, às 10 horas. Caso queira participar da programação do FSM virtual, é necessário criar uma conta de usuário com login e senha no site oficial https://wsf2021.net/, confirmar alguns dados de acesso às informações e atividades, cadastrar iniciativas.


Atividades em Pelotas 

No município, a Frente em Defesa do Serviço Público, das Conquistas Sociais e Trabalhistas (Frentão) irá reunir-se nesta sexta-feira (22), às 17h, para planejar as atividades de mobilização, em especial com a pauta #ForaBolsonaroeMourão. A agenda será divulgada na próxima semana. 


Pela valorização da vida: vacina já!

Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, aponta que, no âmbito do Fonasefe, uma das principais pautas desse início de 2021 é a luta por vacina contra a Covid-19, gratuita para todas e todos, pois engloba a defesa da vida das trabalhadoras e trabalhadores. 


“Essa vacina deve ter um plano nacional de imunização, organizado pelo governo federal, deve ser produzida e financiada pelo Sistema Único de Saúde, com valorização dos nossos centros de ciência e pesquisa, dos nossos cientistas. E essa é uma pauta que hoje, por ser tão urgente e tão necessária, pois dialoga também as consequências da pandemia, a morte, a fome, o desemprego, a falta de perspectiva e a retirada de vários direitos. Por isso, é urgente e necessário que a gente encabece essa mobilização”, afirma a presidenta do ANDES-SN.


Além disso, Rivânia ressalta que outras lutas, que já vinham sendo travadas no ano passado pelas servidoras e servidores, seguem na pauta este ano. Passada a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, a perspectiva é que o Congresso Nacional retome o debate sobre a Reforma Administrativa.


“A luta contra a Reforma e em defesa dos serviços públicos segue na nossa agenda de luta, por entendermos que essa reforma tem um impacto imenso não só para os servidores e servidoras, mas para o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras. Convocamos todas e todos para as mobilizações. É fundamental o engajamento das e dos docentes e de todos trabalhadores e todas trabalhadoras, porque nós temos uma pauta muito intensa e muito urgente para 2021”, conclama.


Programação da Semana de Lutas:

 

24/01 – Dia Nacional dos/as Aposentados/as 

26/01 - Mesa do FONASEFE no Fórum Social Mundial - 10h

26/01 - Mesa do ANDES-SN - “Vacina como direito fundamental na agenda da educação pública brasileira” - 17h

27/01 - Mesa do ANDES-SN -
“A centralidade da luta antirracista e anticisheteropatriarcal na contemporaneidade pandêmica e pós pandêmica e o papel das Universidades, Ifs e Cefets” - 18h30

30 e 31/01 – Mobilização nos estados organizada pelos Fóruns Estaduais e Entidades de base estaduais e municipais 


01/02 – Dia Nacional de Luta em defesa da Vacina para todos e todas

10 h – Carreata nas cidades possíveis em DEFESA DA VACINA PARA TODOS E TODAS 

14 h - Ato em Brasília: na porta do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, protocolando a entrega do manifesto do Fonasefe aos candidatos a presidente do Legislativo e início da vigília

nacional;

20 h – Panelaço nacional.


Fonte: ANDES-SN com inclusão de informações e edição de Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.