ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Setor das Estaduais e Municipais inicia Semana de Lutas no dia 21

?O Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Setor das Iees/Imes) do ANDES-SN realizará a Semana Nacional de Lutas de 21 a 25 de maio, em todo o país. Os docentes reivindicarão a garantia e ampliação do financiamento público nas instituições e contra a apropriação do fundo público pelo capital privado, que resulta em privatização e sucateamento.

A Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes foi deliberada pelo 37º Congresso do ANDES-SN, realizado no mês de janeiro em Salvador (BA). Uma reunião do setor realizada em Brasília (DF) no dia 15 de abril definiu os últimos detalhes da mobilização. Entre as deliberações da reunião estão: indicação de paralisação dos docentes estaduais e municipais no dia 23 de maio, realização de aulas magnas que debatam financiamento por meio das seções sindicais do setor e produzir spots de rádios para serem reproduzidos por carros de som nas instituições, questionando o sucateamento da educação pública.

Caroline de Araújo Lima, 1ª vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN e uma das coordenadoras do Setor das Iees/Imes, ressalta que há mobilizações importantes dos docentes estaduais de São Paulo e Minas Gerais e que a Semana de Lutas dará um caráter nacional à luta da categoria por financiamento e contra o sucateamento.

“Os governos estaduais e as prefeituras estão atacando a educação pública. Há atrasos salariais, contingenciamento de orçamento, falta de reajuste salarial, etc. Os governos veem a educação como custo, e não como investimento. Por isso vamos nos mobilizar nessa semana, para lutar por nossos direitos, porque direitos não se negociam”, comenta a docente.

Confira aqui a Circular 122/28, com o relato da reunião do Setor das Iees/Imes.

Confira as artes da Semana de Lutas: card, cartaz e capa para Facebook.

Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.