ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Setor das Federais do ANDES-SN indica intensificar a mobilização da Campanha Salarial 2024

No último domingo, 27 de agosto, ocorreu mais uma reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em Brasília (DF). Com a participação de representantes de 21 Seções Sindicais, foram debatidos assuntos referentes à Campanha Salarial de 2024 e à Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).


Nos informes, foram apresentados pontos relativos à conjuntura local e encaminhamentos de assembleias ou plenárias de base, nas quais foi analisado o índice de reajuste salarial de 39,92% reivindicado ao governo federal, que leva em conta as perdas inflacionárias e a reestruturação da carreira e considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como referências para tal. Saiba mais na nota técnica do Dieese clicando aqui


De acordo com a diretora da ADUFPel, Elaine Neves, que participou da reunião, a discussão ficou centrada nos possíveis cenários e desdobramentos do próximo encontro com o governo da MNNP, que acontecerá nesta terça-feira (29). 


Encaminhamentos 

Ao fazer uma avaliação da Campanha Salarial 2024, o Setor indicou a necessidade de intensificar a mobilização da categoria. Diante disso, reafirmou e fortaleceu a ampliação da Jornada de Lutas da Campanha Salarial 2024, para a semana de 28 a 31 de agosto de 2023, com as seguintes atividades em Brasília:


28 de agosto

9h -   Preparação para as atividades na sede do ANDES.

10h às 18h - Corpo a corpo no Parlamento para pressão em favor de 3 eixos de negociação – (I) pela retirada imediata da PEC 32, compromisso assumido pelo Governo Federal no Termo do Acordo nº1; (II) pelo fim da lista tríplice e (III) pelo fim do impedimento da retroatividade de recomposição salarial, prevista no PLDO. Envio de Ofício ao MEC com pedido de audiência.

18h30 - Avaliação do dia na sede do ANDES-SN e planejamento   das atividades para o dia seguinte.

29 de agosto

9h - Continuação das mobilizações junto à(o)s Parlamentares, incluindo a entrega do livro sobre as intervenções, produzido pela ADUFC. Dar continuidade ao corpo a corpo no Parlamento para pressão em favor de 3 eixos de negociação.

29 de agosto

14h – A Comissão de Negociação da Campanha Salarial 2024 seguirá para a 4ª Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, na Secretaria de Relações de Trabalho.

- No mesmo horário, haverá manifestação pública com a CNM e outro(a)s docentes em Brasília, no local da negociação para pressionar em favor do atendimento das reivindicações

30 de agosto (nas seções sindicais)

- Rodada de Assembleias Gerais nas Seções Sindicais pela manhã para deliberar sobre o resultado da 4ª Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, referente ao índice.

- Envio do resultado das Assembleias de base para o Setor das Federais do ANDES-SN, até às 12 horas do dia 30 de agosto, via formulário do Google, em https://forms.gle/HMQanZi62LHYgww26

 

30 de agosto (Brasília)

a partir das 9h – Ato da Campanha Salarial 2024, em unidade com categorias do Serviço Público Federal.

- O ANDES -SN  defende e tentará articular uma reunião com a bancada sindical - Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais à tarde, para construir   uma  proposta a ser apresentada  na nova Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, em 30 de agosto.

- O ANDES-SN defenderá uma nova reunião com o governo a partir das 16h para que as entidades da bancada sindical do(a)s servidore(a)s público(a)s possam dar retorno ao governo sobre o índice, em caso de ter ocorrido apresentação de  proposta no dia  29 de agosto;


31 de agosto

9h – Continuação da mobilização em Brasília para avançar no andamento das Mesas Específicas e Setorial da MNNP. Dar continuidade às visitas aos gabinetes dos Parlamentares, pressionando sobre os 3 eixos de negociação.

O Setor das Federais reitera a importância de ampliar o debate junto às bases do ANDES-SN e convida a categoria docente a construir e participar da mobilização nos estados. “Isso é um elemento importante para o avanço das lutas, para a construção da unidade dos SPF e para impulsionar as negociações na MNNP”, afirma Circular encaminhada às Seções Sindicais. 


Assembleia da ADUFPel

A realização de Assembleia pela ADUFPel, no dia 30/08, não será possível por conta do prazo de divulgação previsto no Regimento da entidade, que determina: 


“A convocação da Assembleia Geral será feita com, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, mediante publicação do edital na imprensa local e afixação de cartazes, em lugar visível, na sede da ADUFPel - Seção Sindical e nas Unidades onde houver sindicalizado, contendo a indicação de local, data, hora e a pauta da reunião”. 


Assessoria ADUFPel, com informações de ANDES-SN


Fotos: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Novos ataques de fazendeiros atingem comunidades indígenas em três estados

  • relacionada

    Contribuição previdenciária de aposentadas, aposentados e pensionistas - o que está em deb...

  • relacionada

    Nota de Repúdio ADUFPel sobre reintegração de posse do Kilombo Urbano Ocupação Canto de Co...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda fim da greve e o retorno das aulas na UFPel

  • relacionada

    Em novembro, ANDES-SN realiza seminário e curso de formação sindical sobre os 60 anos do g...

  • relacionada

    CCJ do Senado adia análise do Marco Temporal para outubro

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.