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Setores do ANDES-SN tratam da construção de greve pela vida e luta contra o PL 5595

Os Setores das Instituições Federais (Ifes) e das Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do ANDES-SN reuniram-se virtualmente, nesta quarta-feira (28), para debater o Projeto de Lei (PL) 5595, que torna aula presencial como essencial, e a construção da greve pela vida. 


Ao todo, participaram 43 seções sindicais e diretores do Sindicato Nacional. Pela ADUFPel, esteve presente Luiz Henrique Schuch, integrante do Conselho de Representantes da entidade. 


Após a apresentação de informes e discussão da pauta proposta, os representantes indicaram uma série de encaminhamentos. O primeiro aponta para uma pressão mais sistemática, de forma conjunta entre todas as regiões do Brasil, contra o PL 5595, com o acompanhamento, nas redes sociais, do posicionamento dos senadores. Além de outras ações que complementam a luta contra o projeto. 


A reunião ainda deliberou por lutar contra a Portaria do Ministério da Educação (MEC) de nº 983/2020 - que dispõe sobre a regulamentação das atividades docentes no âmbito federal - e pela defesa da Rede Federal de Educação articulada com o Sinasefe, solicitando uma audiência pública no Congresso Nacional que discuta os riscos desta norma inviabilizar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e o futuro do ensino médio integrado nos Institutos Federais e CEFET.


Os docentes também estabeleceram ampliar a mobilização contrária, nas Instituições de Ensino Superior (IES), aos processos de privatização interna e seu aprofundamento como forma de enfrentar a falta de financiamento adequado. Que as seções sindicais denunciem os cortes, contingenciamentos e os ataques à autonomia universitária, com especial atenção às consequências relacionadas às políticas de acesso e permanência estudantil. 


Por fim, sobre o PL 5595 e o retorno presencial das atividades, indicaram construir uma jornada de lutas e paralisação conjunta das atividades remotas no dia 19 de maio, compondo as ações da Semana de Lutas dos Setores das IEES-IMES. 


Assessoria ADUFPel

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