ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Universidade Federal de Campina Grande sofre intervenção do governo Bolsonaro

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é a mais recente Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) a sofrer intervenção do governo Bolsonaro em sua gestão. A Universidade, agora, integra a lista de mais de 20 IFES que estão sob intervenção


A comunidade acadêmica foi surpreendida no dia 23 de fevereiro com a nomeação, no Diário Oficial da União, do professor Antônio Fernandes como reitor. Ele ficou em terceiro lugar na consulta informal e na lista tríplice enviada ao Ministério da Educação. 


Desde então, as entidades representativas têm repudiado a iniciativa autoritária da Presidência da República e do Ministério da Educação (MEC), que desrespeita e ignora a vontade da maioria, que elegeu os professores Vicemário Simões e Camilo Farias como os próximos reitor e vice-reitor da instituição. Diante disso, têm reafirmado seu compromisso e disposição de luta em defesa da democracia e da autonomia universitária. 


A situação, de acordo com a ADUFCG (Associação dos Docentes da UFCG - Seção Sindical do ANDES-SN) representa mais um golpe. A entidade, em nota, afirmou que docentes, técnico-administrativos e estudantes “entendem que o resultado do pleito deve ser respeitado, seguindo o direito da autonomia universitária, e servir para nortear a nomeação do reitor e vice-reitor da UFCG”.


“A existência da autonomia universitária é tão importante que foi colocada na Constituição Federal, em seu artigo nº 207, como um direito fundamental para o funcionamento das universidades e instituições federais de ensino. É ela quem garante a livre e plural produção da ciência e do conhecimento a serviço da sociedade, independente de governos e de gestores e deve também servir de princípio para a escolha dos dirigentes universitários”, ressalta o texto. 


Assessoria ADUFPel, com informações de ADUFCG


Foto: Reprodução/Leonardo Silva

Veja Também

  • relacionada

    Convocação para Assembleia Geral de Greve de 23 de abril

  • relacionada

    Agenda da greve: 19 a 26/04

  • relacionada

    Manifestação na Esplanada reúne 10 mil servidoras e servidores na 'Marcha a Brasília'

  • relacionada

    Greve avança e 4ª rodada da Mesa de Carreira é marcada para sexta-feira (19)

  • relacionada

    19 de abril é dia de resistência dos povos indígenas

  • relacionada

    Apesar do apelo de servidores/as, Cocepe decide não suspender o Calendário Acadêmico neste...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.