ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Vereadores derrubam veto do prefeito de São Lourenço do Sul ao Escola Sem Partido

Na noite de ontem (27), vereadores de São Lourenço do Sul (RS) derrubaram, por seis votos a cinco, o veto do prefeito da cidade, Rudinei Harter (PDT), ao projeto Escola Sem Partido. Com isso, a cidade é a primeira do Rio Grande do Sul onde o projeto de censura à liberdade de ensino pode passar a vigorar. Entidades do setor educativo entrarão na justiça para barrar o projeto, que já teve a inconstitucionalidade indicada em ação no estado de Alagoas.  


O presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande (APROFURG), Cristiano Ruiz Engelke, em depoimento à ADUFPel-SSind, avaliou a aprovação como lamentável, porém não surpreendente. De acordo com ele, o resultado já era previsto. “A gente já imaginava que fosse muito mais um jogo do prefeito, que foi pressionado pela direção estadual do partido a vetar. Imaginamos que tinha um acerto do prefeito com a bancada para que o veto fosse derrubado. Não tem novidade em relação a isso”, ressaltou.

Movimentos sociais e sindicais realizaram uma intensa jornada de lutas desde que o projeto foi apresentado na cidade. Agora, de acordo com Engelke, de imediato, a Aprofurg, juntamente com demais sindicatos, entidades e a mesa diretora da Câmara Municipal, irá entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). “Vamos ampliar a luta na rua e nas redes sociais e fazer a mobilização principalmente em São Lourenço do Sul. Infelizmente, ainda que outras entidades estejam envolvidas, o Sindicato que representa os professores do município, que é o Sindicato dos Servidores, não se envolveu. Lamentavelmente é um sindicato pelego e que é favorável ao projeto”, afirmou.

O Escola Sem Partido

O projeto do Escola Sem Partido engloba conjunto de proposições que tramitam em âmbito municipal, estadual e federal e visam censurar debates críticos nas instituições de ensino e aplicar punições a professores que incentivem esses debates. A proposição foi criada pelo advogado Miguel Nagib e hoje tem caráter associativo, englobando movimentos conservadores, como o Movimento Brasil Livre (MBL).



Pelo caráter cerceador, diversos professores e estudantes classificaram os projetos da Escola Sem Partido de “Lei da Mordaça”, já que os projetos definem, de forma autoritária, o que o professor pode ou não debater em sala de aula, trazendo risco à liberdade de ensino e colocando-se contra o pluralismo de ideias. As proposições, ainda, carregadas pela moralidade religiosa, pretendem o impedir os debates sobre questões de gênero, orientação e diversidade sexual, temas de grande importância para os direitos humanos.

Inconstitucionalidade

O projeto Escola Sem Partido, além de descumprir tratados internacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), fere a própria Constituição brasileira. Por conta disso, no estado de Alagoas,após ser aprovado na Assembleia Legislativa, foi derrubado por Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). A ADI foi deferida pelo ministro Luís Roberto Barroso. O magistrado, na decisão, argumenta: “[A lei] é tão vaga e genérica que pode se prestar à finalidade inversa: a imposição ideológica e a perseguição dos que dela divergem”. Segundo Barroso, ainda, o projeto implica desconfiança em relação ao professor. “Não se pode esperar que uma educação adequada floresça em um ambiente acadêmico hostil, em que o docente se sente ameaçado e em risco por toda e qualquer opinião emitida em sala de aula”, pontua.

Assessoria ADUFPel-SSind


Foto: Caco Argemi

Veja Também

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

  • relacionada

    67º Conad aprova resoluções de apoio à Palestina e outras pendências do 42º Congresso

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.