ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

1º de Maio é Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O Primeiro de Maio é uma das datas de mobilização mais importantes do mundo e remete a lutas de séculos atrás. 


Em 1886, trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, foram às ruas para exigir a diminuição da jornada laboral para 8 horas diárias sem redução de salário. À época, tanto lá quanto no Brasil, os trabalhadores eram submetidos a 13 horas de trabalho por dia, ou mais. 


Houve atos também em outras cidades do norte dos EUA, como Detroit e Milwaukee. Em Chicago, cerca de 40 mil trabalhadores iniciaram uma greve na data. Três dias depois, em 4 de maio, a polícia local reprimiu um ato da greve, realizado na Praça Haymarket. Houve feridos, presos e dezenas de mortos.


A luta dos trabalhadores de Chicago e seus mártires foi homenageada três anos depois, em 1889, durante o Congresso da Internacional Socialista, realizado em Paris, na França. Foi então que o Primeiro de Maio passou a ser considerado Dia Internacional do Trabalhador.


No Brasil, a data passou a ser celebrada na segunda década do século XX, por influência dos operários europeus que começavam a trabalhar nos grandes centros do país. Em 1917 teve lugar a primeira Greve Geral da história brasileira, com reivindicações semelhantes às dos trabalhadores de Chicago anos antes: a redução da jornada para 8 horas diárias de trabalho.


Em 1924, o presidente Artur Bernardes decretou feriado no primeiro de maio. Já em 1943, o presidente Getúlio Vargas aproveitou a data para anunciar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Atualmente, mesmo com a pressão de empresários e grupos de comunicação para tentar transformar o Primeiro de Maio em “Dia do Trabalho”, trabalhadores de todo o mundo seguem se mobilizando na data, reivindicando-a como um importante dia de luta. 


Centrais realizam ato virtual unificado

Por conta da pandemia de Coronavírus (COVID-19), o Primeiro de Maio de 2020 será um pouco diferente. A CSP-Conlutas e a Intersindical (Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora) estão organizando um 1º de Maio classista, de luta e internacionalista.


Às 11h haverá um ato político e cultural virtual, em respeito ao isolamento social. O ato será transmitido no Youtube, no Facebook e no Instagram da CSP-Conlutas e nas redes da Intersindical. Às 20h30, haverá um panelaço em defesa da vida e exigir Fora Bolsonaro!


As principais bandeiras serão o Fora Bolsonaro, a defesa dos direitos, salário, emprego e renda. Também defendemos a quarentena para combater a propagação da Covid-19, porque a vida está acima do lucro. Sem vida, não há trabalho!


Assessoria ADUFPel com informações e imagens de ANDES-SN, CSP-Conlutas, Agência Brasil e Enciclopédia de Chicago. 

Veja Também

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

  • relacionada

    Brasil teve 208 indígenas assassinados em 2023, diz relatório do Cimi

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.