Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

1. A COE e a Junta demonstrando um esforço conciliatório para garantir a plena participação estudantil na Consulta Informal para a Reitoria da UFPel (Gestão 2025-2028), após reuniões em 08/07, 17/07 e 22/07/2024 entre as três categorias (estudantes, técnicos e docentes), atendeu a TODAS as reivindicações apresentadas pelo Conselho das Entidades de Base (CEB) para que a representação estudantil retomasse sua participação no processo:

a) 30 dias da campanha em normalidade institucional: OK, a greve e a calamidade climática já passaram;

b) participação dos estudantes na modalidade EaD garantida no edital: Ok, conforme art. 17 das normas da consulta;

c) metodologia de votação de grande alcance: OK;

d) garantia de no mínimo uma urna de votação no modo online para os estudantes que não podem estar presencialmente em Pelotas/RS: OK, garantido para os estudantes na modalidade EaD, os estudantes em exercício domiciliar em razão da emergência climática no RS e estudantes em missão institucional em Brasília (demanda apresentada por Chapas na reunião de 17/07).

2. Porém, observamos com preocupação a atitude do CEB em não apresentar de imediato na reunião de 22/07 os nomes para compor a COE e a Junta, uma vez que estes já foram escolhidos em reunião do CEB no dia 15/06 e as suas exigências já foram todas contempladas. Os elementos sobre a participação estudantil na construção das normas da consulta informal encontram-se neste link: https://encurtador.com.br/ZfXWu.

3. Lembramos que apenas no processo da consulta informal está garantido o voto paritário de todos os eleitores (estudantes, técnicos e docentes), diferentemente da votação no Conselho Universitário (CONSUN), espaço em que vigora a regra do 70%-30%, sendo 15% para os discentes e 15% para os técnicos. Portanto, a não realização da consulta informal coloca a UFPEL sob o risco de ser gerida, novamente, por reitor(a) não eleito(a) pela sua comunidade. A QUEM INTERESSA ELEIÇÃO APENAS NO CONSUN?

Pelotas, 24 de julho de 2024.

Comissão Eleitoral Organizadora (COE) e Junta Eleitoral (JE)

Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)