ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

2093 greves foram realizadas no Brasil em 2016

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou recentemente um estudo sobre o Balanço das Greves no Brasil no ano de 2016. De acordo com a pesquisa, foram realizadas 2093 greves no país no ano passado.

Do total de greves, 1100 (52,6%) foram realizadas por servidores públicos e 986 (46,8%) por trabalhadores do setor privado. Do total de horas paradas, os servidores públicos representam 74% e os trabalhadores do setor privado 26%. 47% das greves foram encerradas no mesmo dia em que começaram, e 18% duraram mais de 10 dias.

De acordo com o estudo do Dieese, 615 greves (29%) foram “de advertência”, greves que têm a definição prévia de sua duração, enquanto 1374 (66%) foram deflagradas por tempo indeterminado. A maioria das greves foi realizada no âmbito de empresa ou unidades (57%), enquanto 43% foram organizadas por categoria profissional.

O Dieese dividiu, ainda, as greves por motivação. Foram consideradas propositivas aquelas greves que reivindicam novas conquistas e direitos, e defensivas as que se caracterizam por defender condições e direitos vigentes. As greves que visam atendimento de pautas que ultrapassam o âmbito das relações de trabalho foram consideradas “de protesto”.

Ao todo, 1694 greves (80,9%) tinham pautas defensivas, sendo que 1165 (55,7%) denunciavam descumprimento de direitos. 721 tinham pautas propositivas, e 271 pautas de protesto. A exigência de pagamento de salário esteve presente em 805 greves (38,5%).

O movimento grevista em 2016 foi um pouco maior que o registrado em 2013, último balanço sistematizado pelo instituto, quando ocorreram 2.055 paralisações. Segundo o estudo, com base em informações disponíveis, mas que ainda não foram registradas no sistema, o quadro se manteve em 2014 e 2015. Até 2012, a média de greves no país era de 500 por ano.

Confira aqui o Estudo do Dieese em pdf.

Com informações de Dieese e CSP-Conlutas. Imagem de CSP-Conlutas.

 

Fonte: ANDES-SN

 

 

Veja Também

  • relacionada

    Apesar do apelo de servidores/as, Cocepe decide não suspender o Calendário Acadêmico neste...

  • relacionada

    Horários das reuniões do Comando Local de Greve

  • relacionada

    Comissão de Ética da greve divulga orientações a docentes

  • relacionada

    Conedep lança nota em apoio à greve da educação

  • relacionada

    Comando Local de Greve realiza primeiras reuniões na sede da ADUFPel

  • relacionada

    Posicionamento do Comando Local de Greve sobre convocações para reuniões nas Unidades Acad...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.