ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

39º Congresso do ANDES-SN é encerrado após intensos debates

Depois de cinco dias de muita discussão, o 39º Congresso do ANDES-SN foi oficialmente encerrado na noite de sábado (8) em São Paulo (SP). O evento, instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, reuniu quase 700 docentes, de todo o país, na Universidade de São Paulo (USP).

Celeste Pereira, presidente da ADUFPel-SSind, avalia que o evento tomou decisões importantes para a categoria, discutindo os rumos das principais políticas do sindicato e reafirmando a defesa da universidade em meio ao cenário caótico de desmonte dos serviços públicos.

“As perdas dramáticas impostas por esse governo precisam ser barradas. Como os cortes de verbas, bloqueio de concursos públicos, aumento da alíquota previdenciária, intervenção na nomeação para reitores e a campanha de desmoralização dos servidores públicos, entre muitas outras”, comentou.

A presidente da ADUFPel-SSind também respondeu ao ministro Paulo Guedes, que chamou os servidores públicos de parasitas. “Parasitas são todos aqueles que querem vender o Brasil a preço de banana para os grandes grupos financeiros nacionais e internacionais”, disse Celeste.

“Nos resta um enfrentamento potente dos docentes e de todas as categorias da educação. Temos o compromisso de construir a maior Greve Docente da história. O mundo tem nos mostrado que os trabalhadores, unidos, têm capacidade de garantir avanços significativos e de reduzir a miséria humana. E nós não vamos nos eximir de participar desse processo”, concluiu Celeste Pereira.

Greve Docente

Entre as principais decisões do 39º Congresso está a construção, ainda no primeiro semestre, da Greve Docente como forma de defender a universidade e os serviços públicos dos ataques do governo de Jair Bolsonaro.

Os esforços serão para realizar uma Greve conjunta com os docentes das Instituições Estaduais e Municipais, e também junto com os Servidores Públicos Federais e outras categorias de trabalhadores do setor privado. Foi deliberado, ainda, que os docentes se somarão à Greve Geral da Educação de 18 de março, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O Congresso do ANDES-SN deliberou que as seções sindicais têm até 13 de março para realizar Assembleias Gerais nas quais se discutirá a Greve. Em seguida, nos dias 14 e 15 de março, em Brasília, ocorrerá reunião do Setor das Federais para avaliar a deflagração da greve a partir das decisões da base da categoria.

CSP-Conlutas

O 39º Congresso do ANDES-SN deliberou que o Sindicato Nacional permanecerá filiado à CSP-Conlutas. Houve 255 votos pela manutenção, 142 votos pela desfiliação e 15 abstenções. 

Em seguida, os docentes deliberaram que haverá, mesmo com a manutenção da filiação à Central Sindical e Popular, a realização de um processo de balanço crítico da participação do ANDES-SN na entidade nos últimos dez anos.

Será organizado um Conad Extraordinário para tal fim, no segundo semestre de 2020. O Conad avaliará a relevância da CSP-Conlutas e fará a análise de forma mais profunda da filiação à central, remetendo quaisquer decisões ao 40º Congresso do ANDES-SN.

Duas mulheres concorrem à presidência do ANDES-SN

Duas chapas se inscreveram para concorrer à eleição para a diretoria do ANDES-SN no biênio 2020-2022. A votação será nos dias 12 e 13 de maio, em todo o Brasil. As chapas têm até o dia 9 de março para apresentar sua nominata completa.

A “Chapa 1 - Unidade para Lutar: Em Defesa da Educação Pública e das Liberdades Democráticas” é composta por Rivânia Moura (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), Maria Regina Ávila (Universidade Federal de Santa Catarina) e Amauri Fragoso de Medeiros (Universidade Federal de Campina Grande). Eles concorrem, respectivamente, aos cargos de presidente, secretária-geral e 1º tesoureiro.

A “Chapa 2 – Renova ANDES: Para Defender a Educação, a Universidade, os Serviços Públicos, a Soberania Nacional e a Democracia” é formada por Celi Taffarel (Universidade Federal da Bahia), Luis Antônio Pasquetti (Universidade de Brasília) e Paulo Opuska (Universidade Federal do Paraná). Eles concorrem, respectivamente, aos cargos de presidente, secretário-geral e 1º tesoureiro.

Porto Alegre sediará o 40º Congresso do ANDES-SN, em 2021

Porto Alegre (RS) será a sede do 40º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá no início de 2021. O evento será organizado pela Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os delegados do 39º Congresso aprovaram a sede do próximo evento por unanimidade. Essa será a segunda vez que a capital gaúcha sediará a instância máxima do ANDES-SN. Antes, Porto Alegre recebeu o 17º Congresso, em 1998.

Assessoria ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.