ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Abertura do 64° Conad do ANDES-SN reafirma necessidade de unidade na luta

Iniciou, na manhã desta quinta-feira (11), o 64º Conad do ANDES-SN, na Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), em Brasília (DF), que tem como tema central “Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas". Em uma conjuntura de retrocessos e crescimento dos ataques à classe trabalhadora, a plenária de abertura foi marcada por discursos que reafirmaram a importância da unidade na luta para os enfrentamentos que estão por vir. A Quadrilha Brilho do Luar, da cidade de Paranoá, abriu o evento com uma apresentação de dança. Além disso, foi lançada a 64ª edição da Revista Universidade e Sociedade. 


A mesa da plenária foi composta pelo presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, pela secretária Geral do ANDES-SN, Eblin Farage, pela primeira tesoureira do ANDES-SN, Raquel Dias, pelo primeiro vice-presidente regional Planalto ANDES-SN, Maurício Alves da Silva, pelo presidente da ADUnB, Luis Antonio Pasquetti, pelo representante da CSP-Conlutas, Paulo Barela, pelo representante da Fasubra, Fernando Maranhão, pelo representante do Sinasefe, David Lobão, pelo representante da reitoria da Universidade Federal de Brasília, Paulo César Marques, pela representante do Conselho Federal de Serviço Social, Daniela Neves, pelo representante do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, Paulo Gonçalves, pela representante da Associação Nacional de Pesquisa em Administração da Educação, Adriana Melo, pela representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Rosilene Corrêa, e pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília,  Edmilson Lima. 


Antonio Gonçalves, antes de declarar oficialmente aberto o 64º Conad, destacou a importância da construção de uma unidade para derrotar os ataques aos trabalhadores, que têm se expressado na tentativa de destruição da Seguridade Social. O presidente do Sindicato Nacional ressaltou, ainda, a recente aprovação da Reforma da Previdência no Congresso e o que ela representa. “E hoje nós acordamos sob o impacto da derrota que foi a aprovação da Contrarreforma da Previdência em primeiro turno no Congresso Nacional. Um Congresso, em boa parte vendido para o capital, que colocou nossos direitos nos balcões de negócios”. Além disso, apontou que outros ataques estão na pauta, tanto para as instituições de ensino superior quanto para o servidor público, que está na mira do governo federal em um projeto que busca acabar com a sua estabilidade. “Vai ser um caça às bruxas de um governo que busca aparelhar o estado dentro das suas convicções ideológicas”, afirmou. 


Gonçalves ainda falou que está lançado um desafio de construir essa unidade da qual o ANDES-SN já está fortemente incluído. Para ele, essa unidade tem que ser feita a partir de uma pauta que unifique todos os trabalhadores, como a educação, cujos constantes cortes orçamentários têm inviabilizado o funcionamento das instituições federais de ensino superior. O presidente relembrou os atos de maio e a Greve Geral de junho, que tiveram grande apoio social e uma forte base militante, que com a soma de forças poderá derrotar a extrema-direita “que ficou no armário desde a interrupção da ditadura civil-militar e que agora volta às ruas para implementar uma política de ataques sem precedentes à classe trabalhadora brasileira”. 


Lançamento da 64º Revista Universidade e Sociedade

Durante a plenária de abertura também foi lançada a edição nº 64 da Revista Universidade e Sociedade com o tema “Transformações no Mundo do Trabalho e Opressões de Gênero”. A revista traz artigos e entrevistas, como a da ativista Débora da Silva, coordenadora do movimento Mães de Maio, que luta contra a violência de Estado, e com a parlamentar argentina, Romina Del Plá. Além de reportagens e outras contribuições relacionadas ao tema.


Para Luiz Blume, 1º vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN e membro da diretoria executiva da revista, a publicação é importante para contribuir na formação dos docentes e instrumentalizar os debates da categoria. “Essa revista é o nosso maior patrimônio. Nós somos trabalhadores intelectuais, o nosso ofício é pensar ciência e fazer política. Então, é importantíssimo os professores enviarem artigos à revista para que ela se mantenha. Pedimos, ainda, a colaboração e empenho dos colegas em divulgá-la tanto impressa quanto por meio digital”.


Delegação da ADUFPel-SSind

A ADUFPel-SSind também está presente no Conad, representada pela presidenta Celeste Pereira, como delegada, e os professores Henrique Mendonça, Francisco Vitória e Renato Waldemarin, como observadores. A participação dos docentes foi deliberada em Assembleia Geral da categoria. 


Sobre o Conad

Estão presentes na 64ª edição do Conad 50 delegados e 120 observadores, representando 58 seções sindicais, além de dois convidados. Também foram credenciados 38 diretores do ANDES-SN, totalizando 210 participantes. 


O Conad é uma instância deliberativa do ANDES-SN. Entre as suas atribuições, estão a implementação de decisões retiradas do último congresso do sindicato; a análise de relatórios financeiros, prestação de contas e previsões orçamentárias da entidade; e a criação de comissões ou grupos de trabalho. Neste ano, coincidirá com o Dia Nacional de Lutas e com o Congresso na União Nacional dos Estudantes (Conune). Dessa forma, os docentes participantes também irão integrar-se ao ato que acontecerá na capital no dia 12, às 10h, com concentração em frente ao Museu Nacional. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Comando Local de Greve realiza primeiras reuniões na sede da ADUFPel

  • relacionada

    Posicionamento do Comando Local de Greve sobre convocações para reuniões nas Unidades Acad...

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de acolhida e debate sobre reivindicações do movimento co...

  • relacionada

    Comando Nacional de Greve do ANDES-SN é instalado; Confira o quadro da greve

  • relacionada

    Assembleia da ADUFPel instala Comando Local de Greve e planeja ações para consolidação da ...

  • relacionada

    Entre em contato com o Comando Local de Greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.