ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel divulga nota de repúdio à proibição de linguagem inclusiva no ensino: por uma escola sem mordaça

Em Assembleia Geral Extraordinária da ADUFPel do dia 22 de julho, a categoria docente da UFPel e do IFSul-CaVG, entre diversos assuntos, deliberou pela construção de uma nota de repúdio ao impedimento do uso da linguagem inclusiva em escolas. 


O tema foi incluído na pauta por sugestão da diretora e coordenadora do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) da Seção Sindical, Valdelaine Mendes, devido às tentativas de parlamentares bolsonaristas que têm se fortalecido em todo o país. 


Segundo levantamento do jornal O Globo, desde novembro do ano passado, em 14 das 27 Assembleias Legislativas pelo país, e também na Câmara Federal, foram apresentadas propostas que impedem o uso desse recurso nas escolas. Em Santa Catarina, a ideia até mesmo virou decreto. Em Porto Alegre, o professor de História, Luis Henrique Half, recebeu uma notificação extrajudicial por ter se referido aos seus estudantes como “queridxs alunxs”. 


Confira a nota abaixo:


Nota de repúdio à proibição de linguagem inclusiva nas escolas: por uma escola sem mordaça


A categoria docente da ADUFPel repudia todas as tentativas ora em curso, através de legislação submetida a câmaras de vereadores ou assembleias legislativas, da proibição no país do uso da linguagem inclusiva.


A Língua Portuguesa pertence ao conjunto de seus falantes em toda a sua diversidade e o idioma se enriquece com novas formas de expressar a realidade, que não desaparecerá com a imposição de regras linguísticas através de projetos de lei.


É preciso defender a liberdade de expressão, o respeito às diferenças, o fim de todo tipo de preconceito, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e repudiar todas as tentativas de cerceamento da organização do trabalho pedagógico. (Aprovada em assembleia geral com uma abstenção).


Pelotas, 22 de julho de 2021.


Acesse o PDF aqui. 




Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.