ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel-SSind debate carga horária docente com a Reitoria

Na manhã de hoje (12), a comissão que trata sobre as questões relativas à carga horária docente reuniu-se com a reitoria da UFPel. No encontro, debateu-se novamente a interpretação sobre o regramento mínimo e máximo de horas despendidas pelos/as docentes no âmbito do ensino. O diálogo foi relatado pelo grupo de professores/as na tarde de hoje, em reunião da comissão, que discutiu novos encaminhamentos.


A comissão deliberou pela realização de atividades para ampliar a discussão sobre o assunto, e, além disso, ficará responsável por pesquisar de que forma a carga horária docente está regulamentada nas demais instituições de ensino superior.



O grupo seguirá trabalhando, inclusive para orientar os/as professores/as e integrantes do Conselho Universitário (Consun) sobre as questões relativas à carga horária, e permanecerá em defesa da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A próxima reunião ocorre no dia 19 de junho (quarta-feira), às 14h, na sede da ADUFPel-SSind (Major Cícero, 101).


Audiência entre Reitoria e comissão

A reunião com a Reitoria, demandada pela comissão, teve como objetivo solicitar o comprometimento da gestão de que nada diferente da LDB fosse aprovado nos conselhos da UFPel enquanto o debate ainda esteja ocorrendo.


Como resultado do diálogo, a reitoria da UFPel reconheceu o trabalho da comissão que pretende organizar uma proposta alternativa à da Administração Superior, a qual entende que a carga horária mínima para o ensino deve ser de 9,6 horas-aula. A interpretação não tem acordo da Assembleia Geral da categoria, que entende que a carga horária mínima deve ser aquela fixada pela LDB: 8 horas-aula.  


“Para nós, a interpretação de vocês está sendo uma interpretação que não corresponde ao espírito da LDB, que é de ter um espaço que se constitui para além de uma exposição em sala de aula”, pontuou Celeste Pereira, coordenadora do Conselho de Representantes da ADUFPel-SSind.


A Reitoria frisou que uma nova regulamentação precisa ser realizada, pois “como está não pode ficar”, segundo o reitor Pedro Hallal, já que existe uma recomendação da Controladoria Geral da União que solicita o regramento sobre a carga horária mínima e máxima de ensino.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.