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ADUFPel-SSind pede correção de erro nas notas de avaliação discente

Desde que foi implementado na UFPel o Relatório Anual de Atividade Docente (RAAD), em 2010, professores e professoras vêm enfrentando uma série de problemas. O último, é referente às notas de avaliação discente.

 

Ao entrar no Cobalto e acessar o RAAD, docentes que não haviam sido avaliados por discentes perceberam que no sistema constava nota zero. “Em um primeiro momento ficamos preocupados, pois a falta de avaliação ser computada como nota zero poderia atrapalhar a progressão da carreira. Uma coisa é o professor ser avaliado e receber nota zero e outra coisa é o professor não ser avaliado e constar o mesmo símbolo para identificar isso”, afirma a presidente da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira.

 

Em consequência disso, a diretoria da seção sindical solicitou uma reunião à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e, enquanto aguardava retorno, fez contato com a Coordenação de Tecnologia da Informação da Universidade, que se comprometeu em corrigir o problema após um pedido formal da CPPD. A ADUFPel-SSind realizou, então, novamente, contato com a Comissão que solicitou a correção no sistema.

 

A partir de agora, o símbolo “zero”, para os professores não avaliados, não será mais utilizado. O espaço destinado à nota permanece em branco.

 

Avaliação no Cobalto é recente

A avaliação de desempenho dos docentes, pelo Cobalto, começou a ser feita em dezembro do ano passado. A ferramenta se utiliza de alguns critérios pelos quais estudantes e chefias manifestam suas opiniões e impressões sobre o desempenho de seus professores e lhes atribuem notas individuais para posteriormente serem reunidas em uma nota média geral.

 

Cabe salientar que a ADUFPel-SSind defende um processo avaliativo que seja construído pela comunidade universitária, buscando o aprimoramento das Instituições de Ensino Superior (IES) na perspectiva de um padrão unitário de qualidade. Para o ANDES-SN, avaliar não significa bonificar ou penalizar, mas identificar as dificuldades e alternativas de superação, com vista a uma avaliação participativa e emancipatória, que esteja preocupada com um “projeto de desenvolvimento institucional e acadêmico, artístico-cultural e científico-tecnológico, voltado para a solução dos graves problemas sociais, políticos e econômicos aos quais tem sido submetida a maioria da população brasileira”, conforme descrito no Caderno 2 do ANDES SN, de  2013.

 

Assessoria ADUFPel

 

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