ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ANDES-SN organiza seminário nacional para debater os ataques à ciência

Diante dos inúmeros ataques à pesquisa, ciência e tecnologia públicas, em especial via cortes orçamentários que afetam o funcionamento de institutos de pesquisa e Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia do ANDES-SN reuniu-se em Brasília para análise de conjuntura e organização de um seminário nacional. O encontro ocorreu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro na sede do Sindicato Nacional. 


O seminário que terá como título “Ciência brasileira sob ataque” está previsto para ocorrer em Brasília, no final de outubro ou início de novembro, na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUNB). O evento será composto por três mesas que abordarão: “Pseudociência, Anticiência e Obscurantismo no Brasil”, “Future-se: os impactos na pesquisa científica e na autonomia da educação superior” e “Política industrial tecnológica e comércio exterior”. 


Segundo o docente Diogo Rios, é compromisso do ANDES-SN e das seções sindicais discutir o Future-se com a base e apresentar de que forma ele afeta a ciência e a tecnologia na universidade. “A gente definiu propor às Seções Sindicais que façam circular o Caderno 2 do ANDES-SN como uma contraposição ao Future-se, para instrumentalização do docente sobre a proposta do Sindicato Nacional à educação pública brasileira. Nós temos uma posição clara sobre a Universidade que nós queremos. Não queremos remendar o Future-se porque ele representa a extinção da educação federal pública”, salientou. 


Mais cortes na Capes colocam pesquisa do país em risco

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou ontem (2) o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil a partir deste mês. Este é o terceiro corte em bolsas de pós-graduação realizado neste ano. 


O Ministério da Educação (MEC) afirmou que em 2020 a Capes terá somente metade do orçamento de 2019. A medida adotada pelo governo soma-se aos demais ataques à pasta da educação, que tem sido alvo do atual governo. Os cortes nos financiamentos de pesquisas afetam o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, que também suspendeu a concessão de novas bolsas. Os estudantes que ainda as recebem correm o risco de perdê-las a partir de setembro. 


Assessoria ADUFPel 

Veja Também

  • relacionada

    67° CONAD do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.