ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ANDES-SN promove encontro de comunicação

Entre os dias 25 e 27 de novembro, aconteceu o V Encontro de Artes e Comunicação do ANDES-SN. O tema do evento foi “Artes e Comunicação nos meios digitais: a disputa de hegemonia nas mídias sociais” e reuniu jornalistas e dirigentes do Sindicato Nacional, da CSP-Conlutas e das seções sindicais, entre eles as jornalistas da ADUFPel-SSInd Gabriela Venzke e Liana Coll e os diretores Daniela Hoffmann, Giovanni Frizzo e Luiz Henrique Schuch. Na programação, mesas para discutir a disputa de hegemonia na era das mídias digitais e a atuação da imprensa sindical nestes meios. Também foram ministradas oficinas de produção de conteúdo.

A primeira palestra foi ministrada pelo dirigente da ADUFPel-SSInd, Luiz Henrique Schuch, que já foi presidente do ANDES-SN e encarregado de imprensa da comunicação do Sindicato, e pela jornalista da CSP-Conlutas, Claudia Costa. Schuch abordou a história do ANDES-SN e da comunicação na entidade. O dirigente tratou da questão de que é inviável disputar com os grandes veículos, mas a totalidade dos comunicadores nas entidades sindicais ultrapassa a equipe de uma grande redação e, por isso, é fundamental a cooperação. Ainda, falou sobre o desafio de compreender a base para realizar uma comunicação que represente a categoria docente.

Já a jornalista da CSP-Conlutas abordou a necessidade da interação entre os dirigentes e jornalistas para a produção de conteúdo. Costa mencionou a questão da burocratização da comunicação, algo que é visto como empecilho para a agilidade na circulação de informação. Outro ponto tratado foi a importância de dominar as técnicas dos novos meios, a fim de que todos os suportes sejam utilizados com eficácia.

Arte e comunicação nos meios digitais

A segunda mesa, já no sábado, foi conduzida por Vanessa Cabral, integrante do coletivo Mídia Ninja, Jonas Valente, jornalista da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e dirigente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, e por Paulo Rená, membro do Instituto Beta para Internet e Democracia. Cabral falou sobre o histórico da Ninja e a aproximação com os movimentos sociais. A jornalista pontua que a mídia Ninja é 100% colaborativa e conta com participantes em todos os pontos do Brasil, América Latina e outros países do mundo.

Jonas Valente abordou a questão dos dados na internet, sobre a falsa neutralidade da tecnologia e também sobre a espionagem nas redes. Ainda, mencionou a luta contra o controle de dados pelas operadores de internet. O palestrante Paulo Rená abordou questões legais da comunicação digital, tratando sobre o marco civil da internet.

Oficinas

A parte da tarde de sábado ficou reservada para as oficinas de memes, cards e gifs, ministrada pelo integrante da mídia Ninja e de vídeo, que ficou a cargo de Rudolfo Auffinger da Produtora Trópico, de Curitiba. Na oficina da mídia Ninja, os participantes realizaram um card em homenagem a Fidel Castro, que falecera na madrugada de sábado. Já na oficina de vídeo, Rudolfo centrou-se em desvendar os problemas de comunicação que ocorrem nas entidades. Também mostrou os trabalhos que a Produtora Trópico desenvolve em Curitiba.

Comunicação nas seções sindicais

 

Na manhã de domingo, os jornalistas das seções sindicais presentes relataram o trabalho desenvolvido por sua equipe. As jornalistas da ADUFPel-SSind, Gabriela Venzke e Liana Coll, apresentaram a comunicação da Seção Sindical, dando os exemplos de conteúdo desenvolvido para o site, redes sociais, jornal impresso, rádio, além das peças gráficas que desenvolvem. Para elas, o evento foi de fundamental importância para a aproximação com outros profissionais do jornalismo e para buscar soluções aos problemas mais comuns que ocorrem na comunicação sindical.

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.