ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Assembleia da ADUFPel volta a fazer balanço da Campanha Salarial 2024

O balanço da Campanha Salarial 2024 foi pauta de mais uma Assembleia Geral (AG) da ADUFPel-SSind, realizada no final da tarde desta quarta-feira (29). Diante da ausência de avanços nas negociações entre o governo e representantes das categorias do serviço público federal até o momento, servidores/as apontam para o fortalecimento da luta e do ANDES-SN enquanto representante legítimo da categoria.


O debate sobre este item da pauta foi aberto pela secretária geral da Seção Sindical, Elaine Neves, que destacou o quão difícil tem sido o embate. “A gente não está conseguindo progredir em absolutamente nada do que se tem lutado para tentar conquistar. Foram muitas muitas perdas durante esses anos todos. Direitos foram retirados com a reforma Administrativa, leis, portarias e decretos, e o governo nos concedeu apenas 9% de reajuste, como se tivesse nos dado algo que nós deveríamos até agradecer”. Segundo ela, o valor é completamente irrisório, considerando que as perdas desde 2017 superam 27%. 


Além disso, a docente salientou o descaso com o qual o governo Lula tem tratado o movimento, já que até então não houve, de fato, uma negociação efetiva. Como exemplo dessa desconsideração, lembrou que a pauta de reivindicações já foi protocolada três vezes, sendo a última em 16 de novembro deste ano. 


Elaine também recordou que o único aceno do governo em relação à negociação salarial foi de cerca de R$ 1,5 bilhão. No entanto, não há nenhuma garantia de que esses recursos serão usados para o reajuste linear.


“Nós fizemos uma movimentação com o Fonasefe para que algo fosse alterado na Lei Orçamentária, mas não mudou. Continuamos na mesma. Não teremos reajuste e nem mesmo correção de carreira porque a Mesa de Carreira, a única implementada, não está funcionando. É uma desconsideração total com toda a luta”, afirmou. Até mesmo as mesas setoriais, que não têm impacto orçamentário, não foram instaladas. 


Por fim, a diretora enfatizou que a PEC 32 está novamente ameaçando o funcionalismo público federal. Em conversas com deputados/as, durante visitas aos seus gabinetes, foram informados de que a possibilidade da proposta voltar à pauta em 2024 é muito grande. “Ou seja, toda aquela luta que nós fizemos nos anos anteriores contra a PEC 32, vamos ter que fazer de novo ano que vem”. 


Encaminhamentos

Assim que os debates foram finalizados, os e as docentes presentes na Assembleia deliberaram, por unanimidade, continuar a luta, mostrando a força do movimento e fortalecendo o ANDES-SN enquanto representante legítimo da categoria. Também aprovaram a participação em atividades de mobilização em Brasília e localmente, apontando para a construção da greve da educação a partir de março. 


Delegação do 42º Congresso do ANDES-SN

A AG também escolheu os/as delegados/as e observadores/as que irão representar a ADUFPel no 42º Congresso do ANDES-SN, que acontecerá de 26/02 a 01/03 em Fortaleza (CE), com o tema central: “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”. Delegados/as: Carlos Mauch (pela diretoria), Regiana Wille, Elaine Neves, Diogo Rios, Fernanda Figueira, Norlai Azevedo, Ana Lúcia de Oliveira, Celeste Pereira e Luiz Henrique Schuch. Observadores/as: Luiz Carlos Rigo, Adhemar Lourenço, Adriana Lourenço, Rose Meri da Silva e Francisco Vitória. 


Assessoria de Imprensa ADUFPel 


Foto: Assessoria de Imprensa ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Plano de Lutas das e dos docentes federais é aprovado no 42º Congresso

  • relacionada

    Ato em Solidariedade à Palestina é realizado durante o 42º Congresso do ANDES-SN

  • relacionada

    Participantes do 42º Congresso deliberam sobre lutas nas Estaduais, Municipais e Distrital...

  • relacionada

    42º Congresso do ANDES-SN: docentes aprovam construção de greve nas Federais

  • relacionada

    Docentes relatam experiência de participar pela primeira vez de um Congresso do ANDES-SN

  • relacionada

    ADUFPel retoma atendimento integral nesta sexta (1º)

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.