ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Assembleia e atos marcam o Dia Nacional de Lutas em Pelotas

Sexta-feira (25) foi o Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos, convocado pelas centrais sindicais, em defesa da saúde e educação; contra a PEC 55 (antiga 241), as reformas do Ensino Médio, Trabalhista e Previdenciária; em defesa dos direitos dos trabalhadores, da aposentadoria, do emprego e da redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Em Pelotas, a data foi marcada por atos e Assembleia Geral de Greve, realizada no Largo do Mercado Público.

 

A mobilização teve início de manhã. Docentes da UFPel, em conjunto com outras entidades sindicais e movimentos sociais, caminharam em direção ao prédio do INSS, onde debateram com os funcionários presentes e comunidade sobre os impactos das reformas do governo Temer e da PEC 55 à saúde e educação. Durante a tarde, foi realizada uma assembleia pública, convocada pelo Comando Local de Greve (CLG). A atividade teve como objetivo informar a sociedade sobre os motivos da greve docente e compartilhar com os presentes as ações de mobilização promovidas durante o primeiro mês de greve. Após, caminharam em direção ao calçadão da Andrade Neves, onde panfletaram e conversaram com a população.

 

Deliberações

A assembleia teve a participação de cerca de 80 docentes, que acordaram em realizar novas assembleias em espaços públicos e escolheram os delegados que irão representar a ADUFPel-SSind no Comando Nacional de Greve (CNG), instalado no dia 24 de novembro em Brasília. O professor Renato Waldemarin foi o designado para a função, substituindo a professora Daniela Hoffmann até o dia 4 de dezembro.

 

Data pertence também ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

As atividades também incorporaram o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, comemorado em 25 de novembro, em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs eram conhecidas por "Las Mariposas" e lutavam por soluções para os diversos problemas sociais de seu país, a República Dominicana.

 

“As mobilizações acolheram esse dia e transformaram ele também em um dia de combate à PEC 55 e a Reforma Previdenciária, que terão bastante impacto sobre as mulheres”, afirmou a professora Rejane Jardim.

 

Assessoria ADUFPel

* Com informações de ANDES-SN

 

Fotos: Comando Local de Greve

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.