ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Associação dos imigrantes haitianos no Brasil é fundada e filia-se à CSP-Conlutas

No início de fevereiro, na sede da Apeosep, em São Paulo, foi fundada a associação dos imigrantes haitianos no Brasil (USIH – União Social dos Imigrantes Haitianos). 

No evento de fundação, ocorrido no dia 1º/2, o companheiro Fedor Bacoua, presidente da entidade, esteve na condução da mesa, junto de vários outros membros da direção e um membro da Associação dos Haitianos de Itajaí-SC.  

No plenário, vários militantes de entidades filiadas à CSP Conlutas: Quilombo Raça e Classe, Movimento Mulheres em Luta (MML), Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Assembleia Nacional de Estudantes Libre (ANEL), Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB) e a anfitriã Oposição Alternativa da Apeoesp.


Foram feitas saudações pelas entidades e lidas cartas de saudação de três organizações: LIT (Liga Internacional dos Trabalhadores), Batay Ouvrié (do Haiti) e Associação de Mulheres Imigrantes da Itália.   

Também estiveram presentes um imigrante Congolês e o professor e juiz Souto Maior.   A discussão girou em torno aos problemas que enfrentam esses imigrantes, muito em função da falta de apoio do governo brasileiro, que sequer reconhece os diplomas desses imigrantes, o que faz com que pessoas de formação universitária tenham que trabalhar de ajudante de pedreiro, garçom, ambulantes, na limpeza, etc.   

A Associação irá fortalecer a luta pelos direitos desses imigrantes que, hoje, já somam cerca de 40 mil em nosso país.   

A entidade já está filiada à CSP-Conutas, que deu apoio jurídico para sua formação e que irá ajudar com a questão da estrutura, por isso houve muitos elogios à central e seus dirigentes. O Quilombo Raça e Classe também deverá ajudar na formação política e organização das lutas.   

Em vários estados do país, os haitianos estão sem nenhuma organização e proteção. Para o membro da CSP-Conlutas São Paulo Wilson Ribeiro, “será muito importante que as entidades da CSP-Conlutas em todo o Brasil ajudem na organização deste trabalho”, orientou.  Para isso, basta entrar em contato com a CSP-Conlutas de São Paulo buscando ou repassando informações. “A central, mais uma vez, demonstra seu envolvimento e a importância do internacionalismo e da luta contra as opressões”, completou o dirigente.

Fonte: CSP-Conlutas
Editado por Assessoria ADUFPel
Foto: CSP-Conlutas

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.