ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Ato em defesa do PIBID é realizado em Pelotas

O ano de 2015 iniciou com uma série de cortes na pasta da Educação. No PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) não foi diferente. Em junho deste ano, foi anunciada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) uma redução de R$ 785 milhões no Programa. Os cortes estão diretamente ligados ao pacote de contingenciamento do governo federal, que coloca em risco o futuro da educação pública, gratuita e de qualidade. Para lutar contra os cortes, professores e estudantes promoveram, hoje (15), em todo o país, atos em defesa do PIBID. Em Pelotas, a manifestação aconteceu no largo do Mercado Público.

De acordo com a coordenadora de Gestão do PIBID na UFPel, Vanessa Leite, o Programa vem sendo extremamente afetado. “Nós não recebemos a verba de custeio referente à 2015, apenas a verba de 2014 e tivemos que distribuir ela para os dois anos”, explicou. A verba de custeio do Programa é diferente em cada universidade, pois é dada de acordo com o número de bolsistas. Na UFPel, uma das consequências foi a diminuição do número de alunos e supervisores bolsistas, de 487 para 460. Vanessa afirma que a tendência é a de que seja reduzido ainda mais o número de bolsas.

O Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID está participando, hoje, de uma audiência pública na Câmara de Deputados, em Brasília, para debater o futuro do Programa. Vanessa defende o PIBID como uma importante ferramenta para a qualificação da formação do professor. “Temos muitos alunos que estão na educação básica e na pós-graduação, com mestrado e doutorado, e professores que retornaram para uma especialização. O PIBID tem enriquecido não só o ensino básico, mas também qualificado o professor que já está atuando. Lamentamos muito se o programa for extinto”.

Por enquanto, o futuro do Programa é incerto e não há garantias de sua continuidade.

O que é o PIBID?

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, financiado pela Capes. O Programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos têm como objetivo promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam ações didático-pedagógicas sob orientação de um docente.

Na UFPel, começou em 2008, envolvendo apenas química, física, matemática e biologia, cujas áreas tinham um número de professores muito reduzido e havia a necessidade de incentivar e qualificar a docência. Com o passar dos anos, a Capes abriu novos editais e foram incluídas todas as licenciaturas presenciais.

O PIBID na UFPel abrange mais de 400 alunos de licenciatura, 80 professores da rede pública de educação básica, 30 professores de cursos de licenciatura e 17 escolas públicas de Pelotas (seis municipais e 11 estaduais).

 

 

Assessoria ADUFPel

 

Foto: Assessoria ADUFPel 

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.