ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Ato público em defesa de refugiados lota auditório na USP

A Universidade de São Paulo (USP) recebeu, na última sexta-feira (25), um ato público em defesa dos refugiados e imigrantes. O evento, organizado pelo docente Osvaldo Coggiola, contou com a presença de diversas entidades, entre elas a Associação dos Docentes da USP (Adusp - Seção Sindical do ANDES-SN), o próprio Sindicato Nacional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes de refugiados e imigrantes no país.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento. “No ato, todos os presentes coincidiram em reivindicar uma política mais ativa e firme do Brasil com refugiados e imigrantes. Não adianta, dada a situação de crise humanitária que se vive, que o Brasil se limite a conceder asilo aos que aqui chegam, até porque é muito difícil chegar até aqui. É necessário que o país amplie sua cota de refugiados, e mais, que vá busca-los”, afirma Coggiola, ressaltando que essa proposta foi apresentada, durante o ato, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

O professor ressaltou, também, a presença de Eduardo Suplicy, secretário de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo, que se comprometeu a buscar soluções para as recorrentes violações de direitos humanos com os refugiados e imigrantes que moram na cidade. As violações foram denunciadas no ato por representantes de comunidades sírias, haitianas e angolanas no país, que reclamam, entre outras coisas, do trabalho informal ao qual são submetidos.

 

“O recado foi dado em nosso ato público, queremos que o Brasil tome uma posição ativa na busca por esses refugiados. Também queremos que se melhorem as condições daqueles que já vivem aqui, e, muitas vezes sofrem violações de direitos humanos, chegando a trabalhar em situações precárias sem nenhuma garantia de direitos”, conclui Osvaldo Coggiola, docente da USP.

 

*Com imagens de Mariana Coggiola

 

Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.