ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Audiência debate condições de trabalho das/os educadoras/es e da educação pública

 

Na manhã de hoje, ocorreu Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas em alusão ao Dia do Professor. Foram debatidas a situação da educação pública no município, no estado do Rio Grande do Sul e no Brasil, e as condições de trabalho de profissionais ligados à educação.

 

Compuseram a mesa vereadoras e vereadores proponentes da Audiência, além das representações da ADUFPel-SSind, Fabiane Tejada; do CPERS, Mauro Amaral, do Simp, Tatiane Rodrigues, e da UCPel, Luiza Helena Silveira.

 

Sucateamento da educação

Amaral pontuou a luta de educadoras e educadores estaduais, que vêm sofrendo parcelamento de salários pelo governo do estado, além de precarização das condições de trabalho. A presidenta da ADUFPel-SSind, Fabiane Tejada, traçou um paralelo com a deterioração do ensino público superior. “Nas universidades, não estamos longe. Estamos caminhando ao sucateamento e ao desmonte dos serviços públicos. Os trabalhadores das universidades estaduais estão sem salário há muitos meses, por ação dos governos que querem acabar e desmontar com as universidades e serviços públicos. Existe um projeto de governo que quer acabar com a atenção aqueles que mais precisam”, afirmou.

 

Já a presidenta do Simp, Tatiane Rodrigues, pontuou ameaças à carreira de educadores no município, as difíceis condições de trabalho em diversas escolas e mencionou a determinação de professores em se manterem professores, mesmo com direitos sendo atacados.  “Professores do município de Pelotas, do estado do Rio Grande do Sul e da esfera federal têm essa característica e nunca vão perder: a capacidade de luta, garra e determinação. Não adianta tentar amordaçar”.

 

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.