ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Audiência Pública debate sobre o Bioma Pampa

A Câmara de Vereadores de Pelotas recebeu técnicos, ambientalistas e pessoas da comunidade para discutir a preservação do Pampa


Na noite desta terça-feira (17), aconteceu, na Câmara de Vereadores de Pelotas, audiência pública para debater sobre o Bioma Pampa, organizado pelo Fórum em Defesa da Democracia Ambiental (FDAM). O debate contou com o apoio de diversas entidades, entre elas o Centro de Estudos Ambientais (CEA) e a ADUFPel-SSind.


O evento se deu na data em que comemora-se o Dia Nacional do Bioma Pampa. O espaço abrange uma área de aproximadamente 750 mil Km² entre Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Segundo menor bioma do país, o Pampa ocupa 2% das terras brasileiras.


Na audiência, a FDAM propôs que seja aprofundado o acesso à informação ambiental; que os recursos do Fundo Municipal de Proteção e Recuperação Ambiental sejam aplicados de maneira correta em projetos ambientais; que seja aprofundada a democracia no Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPAM) e que ele esteja presente nas matérias deliberadas pelo parlamento municipal.


Também foi encaminhado pedido para que sejam implantadas Unidades de Conservação, com prioridade para proteção de banhados, matas nativas e demais áreas com ecossistemas do Pampa, por exemplo, o Pontal da Barra, o Ecocamping e a Barragem Santa Bárbara.


O professor Henrique Mendonça, coordenador do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) da ADUFPel e membro do FDAM, esteve presente na audiência. Para ele, o espaço foi um importante momento de educação ambiental, uma vez que se fizeram presentes também técnicos que ressaltaram as virtudes da manutenção do Bioma.


Henrique também ressaltou que “a Câmara de Vereadores, através da Audiência Pública abriu espaço para a voz dos que defendem as causas ambientais, mesmo em momento político tão desfavorável”. Por isso, “foi mais uma das importantes atividades que o FDAM vem desenvolvendo em comemoração ao Dia Nacional do Bioma Pampa”, destacou.


Leia mais: 17 de dezembro é Dia Nacional do Bioma Pampa



Veja Também

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Comitiva do Comando Local de Greve faz visita ao Campus Anglo para avaliar a infraestrutur...

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.