ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Belgas e russos protestam contra cortes sociais; estadunidenses contra racismo

A Bélgica viveu mais um dia de greve geral nessa segunda-feira (15), em protesto contra as medidas de austeridade que retiram direitos sociais para destinar dinheiro ao sistema financeiro. Os belgas protestam também contra o aumento da idade para aposentadoria e o congelamento dos salários defendidos pelo governo.


As principais cidades do país tiveram grandes manifestações populares durante o dia. A polícia reprimiu violentamente os grevistas, e houve confrontos nos protestos. O transporte público e a educação não funcionaram nessa segunda por conta da greve. Os hospitais atenderam apenas para emergências.


Já na Rússia, milhares de pessoas foram às ruas de Moscou no domingo (14) protestar contra o anúncio de que o governo local quer realizar cortes de investimento nas áreas de saúde e educação – fechando 28 clínicas e 15 hospitais na região da capital russa, além de escolas.


Nos EUA, a luta é contra o racismo

Milhares de estadunidenses foram às ruas na noite de sábado (13) em manifestações em defesa da igualdade racial e contra o racismo. Moradores de Atlanta, Nova York, Boston, São Francisco e de Washington realizaram os protestos. Crianças, jovens e adultos, negros e brancos, participaram dos eventos motivados pela morte de afro-americanos por policiais, no estado de Missouri e em Nova York.


Em Nova York, onde mais de 30 mil pessoas foram às ruas, de acordo com as organizações que promoveram o protesto, a marcha foi chamada de Milhões Marcham em NYC e percorreu parte da zona sul da Ilha de Manhattan até chegar à sede da polícia na cidade. Com o protesto, organizado pelas redes sociais, a população pediu uma resposta contundente por parte do Estado e a punição dos envolvidos no assassinato dos afro-americanos.


*Com informações de Agência Brasil e Euronews


 Fonte: ANDES-SN


Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.