ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Calendário e orçamento são temas da reunião entre Reitoria e ADUFPel

Em encontro ocorrido ontem (6), representantes da ADUFPel indagam Reitoria sobre cortes orçamentários e sobre a manutenção do calendário acadêmico

 

No início da tarde de ontem (6), a ADUFPel esteve em reunião com a Reitoria. O encontro foi decidido na assembleia geral do dia 5,  na qual os professores deliberaram por protocolar um novo documento solicitando esclarecimentos quanto ao orçamento destinado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o ano de 2015. O documento também pontua o repúdio à manutenção do calendário acadêmico para o segundo semestre letivo.


Os professores Henrique Mendonça e Júlio Spanó, representando a seção sindical, foram recebidos pelo reitor, Mauro Del Pino, e pelos pró-reitores Luciano Volcan Agostini e Sérgio Eloir Teixeira Wotter. Del Pino informou que o documento não foi respondido pela administração da universidade no tempo previsto devido à falta de Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e, também, porque as pró-reitorias e a própria Reitoria estavam em viagens. Entretanto, comprometeu-se em tentar respondê-lo até a próxima segunda-feira (10), data em que ocorre assembleia da categoria docente.


 

Calendário Acadêmico

Os professores questionaram se seria possível iniciar o segundo semestre, já que a greve dos TAE está em andamento e a chamada oral para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não foi realizada. Mauro afirmou que a decisão não partiu da Reitoria, mas em grande parte dos próprios estudantes, através do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe) e do Diretóio Central dos Estudantes (DCE). A ADUFPel questionou a informação, já que a representação dos alunos no Cocepe é de dois estudantes e o DCE não realizou assembleia para definir o posicionamento dos estudantes. Del Pino também afirmou que os professores apoiaram a manutenção do calendário, fato que também foi contestado, pois se refere a uma decisão dos coordenadores de curso.


Até então, está mantido o início às aulas para o dia 10, mas o calendário será dividido em dois, pois a chama oral para o Sisu só será realizada após o fim da greve dos TAE. “Temos que fazer a segunda chamada. De 1080 vagas, há 88 alunos do SISU no primeiro ingresso. Temos mais de mil vagas abertas dos calouros da UFPel. Então, concretamente, nós teremos dois calendários letivos. Um que começa nessa segunda-feira e o dos calouros, que está em aberto”, afirmou o reitor.


A deliberação da administração da UFPel fere a posição da ASUFPel. O sindicato dos TAE manifestou desaprovação e denunciou o assédio moral institucionalizado que vêm sofrendo, inclusive, em matérias veiculadas pelo site da UFPel. Também diz que é ilegal o início do segundo semestre, já que sem servidores intérpretes, os alunos com deficiências não têm como assistir às aulas e podem abandonar os cursos. “Os TAE entendem que o calendário acadêmico deveria ter sido suspenso. Como está mantido o início das aulas para o dia 10 de agosto, a categoria se preocupa, pois teme que tal atitude possa acarretar outros problemas no retorno das atividades”, afirma Aldrovando Jorge, assessor do órgão.


Outro ponto em discussão foi a realização das matrículas pelos docentes. Tanto para a ADUFPel quanto para a ASUFPel, isso configura desvio de função. A Reitoria diz que nunca pediu para os professores efetuarem matrículas. “Nós não vamos substituir a força de trabalho dos técnicos por ninguém”, afirma Mauro.

 

Orçamento

A administração da UFPel informou que o capital para o ano de 2015 ainda não foi confirmado. Há, até então, o corte de 10% nos recursos de custeio e 47% nos recursos de capital. A informação definitiva sobre orçamento deve sair ainda em agosto, depois de terminado o relatório das reuniões entre reitorias e Ministério da Educação (MEC).


Mas já é possível afirmar que muitas coisas irão mudar. “Concretamente, especialmente em obras, cujo corte foi muito maior, nós já desistimos de muitos sonhos. Vários projetos, até por causa greve, sabemos que não vamos dar sequência. O projeto do esgoto do Capão do Leão não vai acontecer, do esgoto daqui [Anglo], da urbanização do Capão, a reforma de parte da Brahma não vamos fazer mais, recuperação do CIM [Centro de Integração do Mercosul], e assim vai”, aponta Mauro Del Pino. A ideia, assim, é manter o que é essencial, como a Casa do Estudante, o Restaurante Universitário e espaço de convivência do Anglo, a biblioteca do Instituto de Ciências Humanas (ICH), o aulário do Capão e o hospital, para o qual houve o recebimento de uma verba específica.


A resposta efetiva ao documento protocolado deve vir em breve. “Nós fizemos a carta e divulgamos para os docentes. As pessoas estão cobrando da gente e não temos a resposta. A ideia que surgiu na nossa assembleia é de continuarmos insistindo e dialogando com os professores sobre a questão, porque os relatos que são feitos na ADUFPel são diferentes. As pessoas chegam lá dizendo que não há condições de começar o semestre”, disse Henrique Mendonça, diretor da ADUFPel, pedindo que esses esclarecimentos sobre o orçamento sejam feitos o quanto antes. A administração comprometeu-se em dar resposta o quanto antes. Siga nosso site e redes sociais para acompanhar a situação.



Para ler a carta protocolada no dia 17 de julho, clique aqui

O documento protocolado ontem (6) pode ser acessado aqui.

 


Assessoria ADUFPel

Foto: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.