ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Candidatos à prefeitura de Pelotas participam de debate promovido pelo Simp

O Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) promoveu na tarde de ontem (14) um debate entre os candidatos à prefeitura. Durante três blocos e mais de quatro horas, no auditório lotado do Colégio Municipal Pelotense, os servidores municipais puderam informar-se melhor sobre as propostas e comprometimento das candidaturas com a categoria.

 

Os candidatos presentes foram (da esquerda para a direita): Flávio de Souza (PTdoB), Fábio Tedesco (PROS), Paula Mascarenhas (PSDB) - coligação PSDB/PMDB/PTB/PSD/PPS/PSB/SDD/PSC/PV/PRB/PR, Anselmo Rodrigues (PDT) - coligação PDT/PP/DEM/PTN/PHS/PSDC/REDE/PTC, Miriam Marroni (PT) - coligação PT/PCdoB, Jurandir Silva (PSOL) - coligação PSOL/PCB, Ledinei Santana (PMN) e Marco Marchand (PEN).

 

Inicialmente estavam previstos quatro blocos, porém, pelo longo tempo de duração o terceiro bloco, no qual os candidatos fariam questionamentos entre si, foi cancelado em consenso. Dessa forma, no primeiro bloco foi feita uma apresentação inicial, no segundo os prefeituráveis responderam a seis perguntas previamente elaboradas pelo Sindicato e encerraram o debate com suas considerações finais.

 

Principais temas

Os questionamentos abrangeram as principais pautas dos trabalhadores, resultantes de um documento construído em conjunto pela categoria no decorrer das duas últimas gestões municipais. Os temas debatidos foram: concursos públicos, privatizações, parcerias público-privadas, pagamento de precatórios, piso salarial dos profissionais da educação e agentes comunitários de saúde, vale-alimentação, insalubridade, plano de carreira, alterações das jornadas de trabalho e ponto biométrico.

 

Avaliação

O debate, já tradicionalmente realizado pelo Sindicato, de acordo com a presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues, é um momento ímpar. “É o único momento que o municipário consegue ver exatamente o candidato se comprometendo ou não com os temas da categoria. É o momento do municipário prestar atenção, ouvir as respostas dos candidatos e o seu nível de comprometimento com os servidores”, destaca. Ainda afirma que, caso haja segundo turno, será realizado um novo debate para aprofundamento dos temas discutidos.  

 

O diretor da ADUFPel-SSind, Renato Waldemarin, que acompanhou o debate, o avalia como bastante rico para os temas de interesse dos municipários. “Pode-se, em muitos casos, perceber as diferenças de propostas e de enfoque no trato dos problemas em questão, embora em outros essa diferença não tenha sido tão evidente. Agora é momento de cruzar as informações obtidas no debate, com as trajetórias dos candidatos e de seus partidos. Acredito que a experiência obtida ontem ajudará muito as pessoas em suas decisões”, afirma.

 

Assessoria ADUFPel

 

Fotos: Assessoria ADUFPel

 

Veja Também

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.