ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Celetistas da UFPel têm o pagamento da segunda metade do 13° atrasado

Mais de 80 docentes e 50 servidores aposentados pelo regime celetista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), terão o pagamento da metade do 13° salário atrasado este ano. O pró-reitor de Gestão de Pessoas em exercício, Rodrigo Rabassa Morales, em documento encaminhado à ADUFPel-SSind, esclareceu que os valores serão creditados apenas no início de janeiro de 2016.

 

Preocupados, aposentados entraram em contato com a ADUFPel-SSind. A professora aposentada, Claudete Coelho, explica que normalmente são pagas a primeira metade em junho e a segunda em novembro.

 

A Seção Sindical pediu esclarecimentos à administração da UFPel sobre o ocorrido via ofício enviado no dia 2 de dezembro. No documento, a diretora Daniela Hoffmann disse ser “inaceitável que o jogo de forças entre os poderes federais, urdido em um emaranhado de interesses menores que não se coadunam com os mais elementares fundamentos republicanos, produza prejuízos à remuneração dos servidores públicos ativos e aposentados”. Ainda, destacou que o governo federal e a Universidade têm os meios de honrar com o pagamento, inclusive dos servidores aposentados do extinto regime CLT, nas datas originalmente previstas.

 

Justificativa da UFPel

A explicação do pró-reitor é a de que o pagamento não é gerado de forma automática pelo sistema da Universidade, como o restante dos servidores ativos e aposentados sob a Lei 8.112/90 e responsabilizou o sistema SERPRO pelo erro. Afirmou que os lançamentos já foram efetuados pelo Núcleo Financeiro para que o processamento da folha do 13° salário seja efetuado nos dias 14 e 15 de dezembro, resultando no pagamento dos servidores em janeiro do próximo ano.

 

Entenda

Os professores que se aposentaram na primeira quinzena de dezembro de 1990, recebem uma parte do salário pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o restante pela UFPel, como complementação salarial, amparados por lei e garantidos pelo Estatuto e Regimento da Universidade.

 

Confira o ofício enviado pela ADUFPel-SSind aqui e a resposta da reitoria e do pró-reitor aqui e aqui.

 

 

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Em reunião com o MEC, ANDES-SN cobra o cumprimento do acordo da greve; Portaria que derrub...

  • relacionada

    Governo detalha bloqueio de $ 15 bi no Orçamento; Educação é afetada em R$ 1,28 bilhão

  • relacionada

    ANDES-SN cobra do governo federal informações sobre cumprimento do acordo de greve

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.