ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Centro de Artes da UFPel recebe apresentação que aborda o fascismo

Hoje, às 19h30, o Centro de Artes da UFPel recebe a apresentação “Famiglia - Del fascismo e outras calamidades”, de Norberto Presta. O monólogo, de Presta, aborda o fascismo na vida cotidiana e será realizado na Sala Carmen Biasoli (Almirante Tamandaré, 301). A atividade integra a mobilização docente, antecedendo a Greve Nacional da Educação, que ocorre no dia 15.



Norberto Presta

O ator, diretor, pedagogo e escritor teatral ítalo-argentino Norberto Presta é formado pela Escola Municipal de Arte Dramática e no Conservatório Nacional de Buenos Aires (Argentina). Em 1981 participou do International School of Theatre Anthropology (ISTA), dirigido por Eugenio Barba. Os tema sociais e políticos, num teatro onde a imagem e o corpo são protagonistas, fazem o conteúdo e a forma de seu trabalho.


No Brasil, atuou como pesquisador convidado na Unicamp (Campinas), onde dirigiu os espetáculos "O que seria de nós sem as coisas que não existem", do Grupo Lume Teatro e “Fuga!” um projeto do Núcleo Fuga em parceria com Lume Teatro; no projeto “EXTRANJIS” em parceria com o ator Ieltxu Martinez Ortueta (SP); a direção dos espetáculos de dança “Clariarce”, “Cá entre nós”, “Nada pode tudo” e “Corpo sentado” com Jussara Miller (SP),

“Esther Williams não quer mais nadar” e “Dingilingi” , com Andrea Elias (RJ) e “Amanhã é outro dia” com Angel Vianna. Dirige “A paixão do Brutus” (teatrocanção) com Pedro Sá Moraes.


Sinopse da apresentação

Uma vigília. Uma mulher ficando sozinha, sem família, ninguém para guiá-la. Um primo que não chega. Mais por curiosidade do que amizade, alguns vizinhos a acompanham nesta noite definitiva. Ela os recebe com seus biscoitos, suas águas aromatizadas e seus mistérios. Pouco se sabe daquela família reservada, que foi se reduzindo pouco a pouco, até apenas ficar ela, sozinha. Ela, que finalmente tem alguém com quem conversar, que quer aproveitar a presença dos vizinhos para dizer o que nunca confessou.


Norberto Presta interpreta Martita, uma mulher que renuncia a tudo seduzida pela nostalgia de um passado que não lhe pertence, presa dum modelo de vida que aceita como único, oprimida por uma ideologia que nem sequer sabe reconhecer. Por ingenuidade? Por ignorância? Por medo? Por amor?


Mobilizações

Diante dos ataques à educação, professores/as estão mobilizando-se com atividades em defesa do ensino público, grauito e de qualidade. Aqueles docentes que estejam preparando alguma ação podem entrar em contato com nossa assessoria de imprensa (imprensa@adufpel.org.br) para solicitar apoio na divulgação.


Assessoria ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    67° Conad do ANDES-SN teve início nesta sexta-feira (26) em Belo Horizonte

  • relacionada

    ANDES-SN lança campanha de combate ao racismo nas universidades, IFs e Cefets

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.