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Com debate atropelado, Regulamento do Ensino de Graduação é aprovado na UFPel

O Regulamento do Ensino de Graduação foi aprovado ontem (13) no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe) da UFPel. A aprovação aconteceu mesmo após a comunidade acadêmica da UFPel solicitar prorrogação do debate, tendo em vista que ainda existiam dúvidas sobre o detalhamento de artigos e sobre o impacto da proposição no trabalho e no cotidiano dos segmentos da Universidade.


A ausência de debate sobre o documento, que possui mais de 200 artigos, foi levantada pela ADUFPel-SSind em diversas ocasiões, como nas reuniões em que solicitou à reitoria da Universidade maior prazo para discussão do regramento. Em um dos encontros, a Administração Superior da UFPel comprometeu-se em realizar uma rodada de seminários para debate com a comunidade acadêmica. No entanto, realizou apenas dois debates, em que se limitou a apresentar o documento, sem possibilidade de que a comunidade pudesse propor mudanças.


Na terça-feira (12), véspera da votação do documento no Cocepe, a reitoria apresentou o Regulamento do Ensino de Graduação em reunião no campus Capão do Leão. Docentes colocaram dúvidas e, em algumas manifestações, houve o pedido de maior prazo de discussão, o que foi ignorado pela reitoria. Tendo em vista que as Unidades Acadêmicas poderiam enviar sugestões e proposições para o documento, a Administração Superior da UFPel afirmou que a discussão estava vencida. No entanto, as respostas a estas proposições só foram enviadas pela reitoria no início desta semana, impossibilitando que qualquer contestação fosse feita a tempo.


ADUFPel-SSind divulga carta à comunidade

Diante da recusa da reitoria em promover amplo debate com a comunidade acadêmica, a ADUFPel-SSind divulgou uma carta aberta. No documento, expõe a necessidade do envolvimento das categorias na construção do regramento e de qualquer medida que impacte na UFPel. “É necessária real disposição para ouvir, acolher e debater. É necessário tempo para amadurecimento das idéias e interlocução. É necessário que se consultem em mais de uma oportunidade os diversos segmentos da comunidade que serão afetados pelas decisões. É necessário que se dê crédito à inteligência da comunidade acadêmica, que bem percebe quando se pretende impor uma decisão sem ouvir, sem debater, sem participação da mesma”, afirma.





Assessoria ADUFPel

Foto: Adriana Portella

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