ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Comunidade pelotense pede a retomada do espaço da Unidade Cuidativa

A Unidade Cuidativa (UC) vinculada à UFPel atende a dezenas de pacientes todos os dias. Lá, são desenvolvidos cuidados paliativos para pacientes com doenças graves, como câncer. Em julho, devido a uma decisão da reitoria, o espaço de atenção foi reduzido. O local onde funcionavam oficinas e atividades dos grupos terapêuticos foi em grande parte ocupado pelo arquivo médico do Hospital Escola. Estima-se que a redução foi de 700m² para 200m². A comunidade que trabalha e utiliza os recursos da Unidade, hoje, protestou pela retomada do local.

 

“Trouxeram papéis para ocuparem um local onde tinha vida. Meu marido se trata aqui, tem um tumor no cérebro. Depois que ele veio para cá, ele encontrou carinho e atenção. A gente quer nosso espaço de volta e precisamos da comunidade para defender esse espaço, porque esse espaço também desafoga o PS [Pronto Socorro]”, pontuou Noeli Shutz, que é cuidadora e voluntária na Unidade Cuidativa.

 

O impasse

Em julho, uma equipe enviada pela reitoria da UFPel instalou uma divisória nas instalações da Unidade. Sem consulta ou diálogo com pacientes e funcionários do local, reduziram drasticamente o espaço destinado às atividades de cuidados paliativos para alocação do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) e das contas médicas do HE. Após várias tratativas com a Administração Superior da Universidade, o grupo de apoio à UC, em reunião no dia 9 de novembro, obteve do reitor, Pedro Hallal, a promessa de que o local será devolvido à Unidade no período de, no máximo, três meses. No entanto, hoje começaram a chegar mais documentos para o arquivo, o que preocupa a comunidade.

 

Funcionários do arquivo também chegaram ao local para trabalhar. Uma servidora, que preferiu não se identificar, afirma que gostou da mudança, pois o local onde estava o arquivo era apertado para trabalhar, mas pontua que desconhecia as atividades que eram desenvolvidas na Unidade Cuidativa.

 

Além do atendimento ambulatorial, na Unidade são desenvolvidas atividades como dança circular, exibição de filmes, reiki, meditação, pilates e pet terapia. Tudo para que o paciente e familiares se sintam acolhidos e amenizem o sofrimento da enfermidade. “A gente tem as oficinas que são muito importantes e ajudam muito os pacientes. Nós não gostaríamos de deixar isso à deriva. Queremos o espaço de volta, pois sabemos que tem prédios onde poderiam colocar essas papéis, e isso aqui faz falta para comunidade de toda a região sul”, avalia Maria Rodrigues que teve o marido atendido pelos cuidados da UC e hoje é voluntária no local.

 

Com a redução de espaço, algumas das atividades já não podem ser desenvolvidas, como a exibição de filmes, pois o telão ficava no espaço agora destinado para o arquivo. Outras, como a meditação, estão prejudicadas, pois não é possível realizá-la no mesmo local onde estão sendo atendidos pacientes.

 

Posição da reitoria

A reitoria da UFPel diz que, por enquanto, o espaço seguirá sendo compartilhado, até que os arquivos possam ser mudados para outro local da Laneira - espaço onde funciona a UC.  "Procedemos exatamente da forma como combinamos na reunião. Aliás, é importante lembrar que a administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é signatária da Frente Mista em Apoio ao Centro Regional de Cuidados Paliativos. Em relação à reunião realizada no dia 09 de novembro no gabinete da reitoria da UFPel, deve-se deixar claro que a proposta que está sendo encaminhada, e que vem sendo discutida no âmbito do Ministério Público Federal, envolve uma futura instalação do Programa de Internação Domiciliar (PID) e do Melhor em Casa na área central do corredor de interesse da saúde no prédio da Laneira, de forma compartilhada com a Unidade Cuidativa. Qualquer menção a cronograma para viabilização dessa mudança deve ser interpretada com cautela. De fato, a mudança envolve a recuperação do telhado, a qual está sendo encaminhada dentro dos trâmites legais. Após a recuperação do telhado, a ideia é remover o SAME ´[Setor de arquivos médicos e estatística do HE]e contas médicas para outro espaço na Laneira, deixando o galpão central para compartilhamento entre a Unidade Cuidativa, o PID e o Melhor em Casa. Até que isso seja efetivado, o bloco central da Laneira será compartilhado entre a Unidade Cuidativa, o SAME e contas médicas."

 

Assessoria ADUFPel

 

Fotos: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.