ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Comunidade universitária da UFPel realiza assembleias em defesa da universidade pública

No dia 2 de agosto (quarta-feira), a comunidade universitária da UFPel, composta pelas três entidades representativas (ADUFPel-SSind, ASUFPel e DCE), se reunirá em duas assembleias conjuntas para debater os cortes orçamentários impostos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. A primeira ocorrerá no Campus Anglo, às 9h, em frente à cantina. A segunda será no auditório do Curso de Direito, às 18h.

 

As assembleias terão como pauta a Defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade, a fim de esclarecer os/as docentes, técnicos/as e discentes a respeito da situação financeira da UFPel e segmentos afetados pelos cortes para, assim, desenvolver ações de enfrentamento.   

 

Cortes afetam a todos

O contingenciamento financeiro aplicado pelo governo federal, desde 2015, vem afetando gravemente a UFPel e demais instituições de ensino brasileiras, como os Institutos Federais. Recentemente, a administração superior da Universidade optou pelo desligamento de cerca de 25% dos contratos de trabalho terceirizados. Até então, foram liberados 60% do orçamento de custeio e 30% do orçamento de capital previstos para 2017. A previsão é de que sejam liberados entre 85% e 90% do total de custeio até o fim do ano. Quanto à receita de capital, a reitoria teme que não haja liberação nem de 50%.

 

Frente ao anúncio da demissão das/os terceirizadas/os, a comunidade acadêmica realizou em 21 de julho um protesto, na tentativa de reverter os desligamentos. As três entidades representativas, junto ao sindicato dos vigilantes, reuniram-se no campus Anglo para pressionar a reitoria a anular a decisão e discutir junto à comunidade possíveis soluções e enfrentamentos aos cortes orçamentários. O ato aconteceu após a gestão da UFPel anunciar que seriam demitidos mais 52 vigilantes terceirizados da instituição.

 

Assessoria ADUFPel

 

Foto: Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Condições impostas pelo CEB X o que foi atendido pela COE e Junta Eleitoral

  • relacionada

    Com aprovação de moções e leitura da Carta de BH, termina o 67º Conad

  • relacionada

    Docentes atualizam plano geral de lutas do ANDES-SN durante o 67º Conad

  • relacionada

    Após greves, docentes atualizam plano de lutas dos Setores das Iees/Imes/Ides e Ifes duran...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a descriminalização do porte de maconha

  • relacionada

    67º Conad: Docentes aprovam prestação de contas, criação de novo GT e sede do 68º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.