ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Congresso do ANDES-SN aprova Greve no primeiro semestre de 2020

Centenas de docentes de todo o país, que participam do 39º Congresso do ANDES-SN em São Paulo (SP), debateram e aprovaram a construção de uma Greve nas Instituições Federais ainda no primeiro semestre de 2020. A Greve será organizada como forma de defender a educação pública, a autonomia universitária e as liberdades democráticas.

Os esforços serão para realizar uma Greve conjunta com os docentes das Instituições Estaduais e Municipais, e também junto com os Servidores Públicos Federais e outras categorias de trabalhadores do setor privado. Foi deliberado, ainda, que os docentes se somarão à Greve Geral da Educação de 18 de março, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O Congresso do ANDES-SN deliberou que as seções sindicais têm até 13 de março para realizar Assembleias Gerais nas quais se discutirá a Greve. Em seguida, nos dias 14 e 15 de março, em Brasília, ocorrerá reunião do Setor das Federais para avaliar a deflagração da greve a partir das decisões da base da categoria.

A discussão foi realizada entre a tarde de quinta-feira (6) e a manhã de sexta (7), na Plenária que deliberou sobre o Plano de Lutas do Setor das Federais (IFES) e do Setor das Estaduais e Municipais (IEES/IMES) do Sindicato Nacional.

A plenária do Tema 2: Plano de Lutas dos Setores foi precedida por uma intervenção artística que homenageou vítimas da Ditadura Empresarial-Militar (1964-1985). A performance, realizada por três atrizes do coletivo paulista Atos de Resistência, apresentou relatos de torturas do regime militar e emocionou bastante os delegados e observadores presentes no Congresso. Em seguida, foi debatido e aprovado o Plano de Lutas do Setor das IEES/IMES.

Plano de Lutas das Federais

Já no debate sobre o Setor das IFES, uma das principais discussões durante a plenária foi a forma de construção da Greve da categoria para o ano de 2020 em defesa da universidade pública. O ANDES-SN, já no ano de 2019, indicou às seções sindicais que realizassem Assembleias Gerais para deliberar sobre a construção do Estado de Greve para 2020. A ADUFPel-SSind foi uma das seções a aprovar o Estado de Greve.

Uma das resoluções aprovadas foi envidar esforços para construir a Greve dos Servidores Públicos Federais, em conjunto com os servidores estaduais e municipais e com entidades de trabalhadores, para o primeiro semestre de 2020 tendo na Greve Geral da Educação do dia 18 de março um espaço de mobilização importante para tal fim.

Foram aprovadas outras resoluções na plenária, como: dar continuidade às mobilizações contra os ataques do governo, em unidade com outros servidores; lutar contra as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e Emendas Constitucionais (ECs) da Reforma Administrativa; construir a Campanha Unificada dos SPF junto com Fonasefe e CNESF; dar continuidade ao processo de rearticulação da CNESF; a defesa da autonomia universitária e das eleições diretas para reitores e diretores; a luta pela reposição orçamentária; a luta contra o Future-Se e o Novos Caminhos; a luta pela autonomia pedagógica e liberdade de expressão; entre outras.

O 39º Congresso do ANDES-SN tem como tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita” e é sediado pela Universidade de São Paulo (USP). Na sexta (7), serão realizadas, se possível, as plenárias do Tema 3: Plano de Lutas Geral e do Tema 4: Questões Financeiras e Organizativas. O evento será encerrado no sábado (8).

Avaliação

Celeste Pereira, presidente da ADUFPel-SSind, comentou a plenária. “Aprovamos por unanimidade a construção da Greve Geral dos docentes em função de uma sequência de ataques. Em março, teremos uma redução salarial por conta da Reforma da Previdência. Além disso, não podemos eleger reitores, estamos impedidos de realizar afastamentos. Voltamos para casa com a tarefa de dar todos os encaminhamentos necessários para que esse movimento grevista se constitua forte o suficiente para garantir esses enfrentamentos”, afirmou.

Calendário aprovado

11/02: Lançamento da campanha nacional dos SPF

12/02: Ato em defesa dos Serviços Públicos (FONASEFE e Setor da Educação) – Auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional

13/02: Ato em defesa dos Serviços Públicos junto aos parlamentares (FONASEFE) – Congresso Nacional

14/02: Ações nas agências contra o desmonte do INSS

13/03: Prazo final para realização de Assembleias Gerais para debater a Greve Docente

14 e 15/03: Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN para avaliar a deflagração de Greve

21 a 25/02: Bloco na Rua em defesa da educação pública

08/03: Dia Internacional da Mulher. Paralisação, mobilização e ações.

14/03: Dia Nacional de Luta contra a criminalização dos movimentos e lutadores sociais: dois anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

18/03: Greve Geral da Educação.

01/05: Dia do (a) trabalhador (a).

28/06: Dia Internacional do Orgulho LGBTTi.

21/09: Dia de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.

28/09: Dia Latino-americano de Luta pela Legalização do Aborto.

Outubro: Dia Nacional de Combate ao Assédio nas IES (universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais, CEFET).

Novembro: Dia Nacional de Combate ao Racismo nas IES (universidades federais, estaduais e municipais, institutos federais, CEFET).

Números do 39º Congresso

86 seções sindicais

460 delegados

178 observadores

14 convidados

34 diretores

686 participantes no total

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Conheça algumas das mulheres negras que se destacaram na luta pela igualdade racial e pelo...

  • relacionada

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela...

  • relacionada

    Comunicado Consulta Informal Reitoria UFPel (Gestão 2025-2028)

  • relacionada

    Lei garante licença para mães e pais concluírem graduação e pós

  • relacionada

    67º Conad começa na próxima sexta-feira (26)

  • relacionada

    Regional RS do ANDES-SN abre inscrições para o XXV Encontro que ocorre em agosto

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.